Cenário histórico das relações públicas no Brasil

Autores

  • Paulo Nassar Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Luiz Alberto de Farias Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Mateus Furlanetto de Oliveira Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139324

Palavras-chave:

Brasil. Licenciamento. Comunicação organizacional. Relações públicas. História.

Resumo

As relações públicas surgiram no Brasil em 1914, com a criação do primeiro departamento corporativo de da área, em São Paulo. No entanto, seu desenvolvimento ocorreu apenas a partir de 1950. Ao se estabelecerem no Brasil, as empresas multinacionais criaram departamentos de relações públicas para melhorar e fortalecer suas atividades no país. Um aspecto singular, no Brasil, é que a profissão foi regulamentada em 1967, pela Lei nº 5377/67. No mesmo ano, foi criado o primeiro curso de graduação, na Universidade de São Paulo. Inspirados pelas teorias norte-americanas, europeias e latino-americanas, vários autores têm escrito livros conceituais e práticos para o mercado brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento da profissão. Diversas associações também desempenharam papel crucial nesse sentido, construindo pontes entre o meio acadêmico e o mercado. Este texto apresenta fatos relevantes dos cem anos de relações públicas no Brasil, comemorados em 2014.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Nassar, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Pós-doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione, Milão, Itália. Doutor e mestre em Ciências da Comunicação, na área de Relações Públicas, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor livre-docente da ECA-USP . Coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (Genn/ECA-USP). Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).
  • Luiz Alberto de Farias, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Pós-doutor pela Universidad de Málaga, Espanha. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero (Facásper). Professor da Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP. Diretor acadêmico das escolas de Comunicação e de Educação da Universidade Anhembi-Morumbi. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp).
  • Mateus Furlanetto de Oliveira, Faculdade Cásper Líbero
    Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Especialista em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA-USP. Graduado em Relações Públicas pela ECA-USP. Professor da Faculdade Cásper Líbero (Facásper).

Downloads

Publicado

2016-06-11

Como Citar

NASSAR, Paulo; FARIAS, Luiz Alberto de; OLIVEIRA, Mateus Furlanetto de. Cenário histórico das relações públicas no Brasil. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 13, n. 24, p. 151–160, 2016. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139324. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139324.. Acesso em: 24 abr. 2024.