Diagnósticos organizacionais: a contribuição da pesquisa em relações públicas

Autores

  • Valéria de Siqueira Castro Lopes Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Faculdade Cásper Líbero
  • Vânia Penafieri Faculdade Cásper Líbero Centro Universitário Belas Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139343

Palavras-chave:

Estratégia. Diagnósticos organizacionais. Modelos de gestão.

Resumo

O presente artigo propõe mecanismos de construção de diagnósticos a partir de modelos de gestão alicerçados na administração e incorporados em cenários de comunicação. Os modelos Toyota, BSC, de investigação apreciativa e de mudança organizacional são abordados no sentido de traduzirem aspectos relevantes e caminhos assertivos para construção de diagnósticos estratégicos. O estudo é finalizado com conceitos relacionados às pesquisas em comunicação, que se projetam como elementos prévios de concepção de diagnósticos e contribuem para elucidar itens incorporados nos modelos apresentados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valéria de Siqueira Castro Lopes, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Faculdade Cásper Líbero
    Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduada em Relações Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Docente nos cursos de Relações Públicas da ECA-USP e da Faculdade Cásper Líbero (Facásper).Professora do Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA-USP (Gestcorp/ECA-USP).
  • Vânia Penafieri, Faculdade Cásper Líbero Centro Universitário Belas Artes
    Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero (Facásper). Bacharel em Relações Públicas pela Facásper. Professora nos cursos de Relações Públicas da Facásper e do Centro Universitário Belas Artes.

Downloads

Publicado

2016-12-03

Como Citar

LOPES, Valéria de Siqueira Castro; PENAFIERI, Vânia. Diagnósticos organizacionais: a contribuição da pesquisa em relações públicas. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 13, n. 25, p. 101–115, 2016. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139343. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139343.. Acesso em: 19 abr. 2024.