Interação e satisfação de trabalhadores da base fabril no Facebook

Autores

  • Maria Lúcia Salgueiro dos Santos Universidade Federal do Paraná
  • Claudia Irene de Quadros Universidade Pompeu Fabra

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.158377

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional, Mídias Sociais, Interações, Satisfação Laboral

Resumo

Este estudo investiga relações entre interações digitais na comunicação interna informal e satisfação de empregados da base industrial brasileira de uma fábrica de eletrodomésticos multinacional. O Facebook é analisado por ser um dos dispositivos mais utilizados pelos profissionais em tela. Além da observação silenciosa da página criada de forma independente por esses empregados, realizamos análise de conteúdo, análise documental da organização e entrevistas. Os fundamentos da etnografia destacaram o senso de colaboração, de identidade e de pertencimento dos funcionários.

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Biografia do Autor

  • Maria Lúcia Salgueiro dos Santos, Universidade Federal do Paraná

    • Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)
    • Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    • Membro do grupo de pesquisa “Comunicação para o Século XXI” (COMXXI)
    • Consultora independente de Comunicação Corporativa

  • Claudia Irene de Quadros, Universidade Pompeu Fabra

    • Docente permanente do PPGCOM-UFPR
    • Graduada em Jornalismo e Relações Públicas pela UFPR  
    • Coordenadora do GT Estudos de Jornalismo da Compós (2018-2020)
    • Doutora em Comunicação pela Universidade de La Laguna 
    • Pós-doutora em Comunicação pela Universidade Pompeu Fabra (2009/2010)

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Interação e satisfação de trabalhadores da base fabril no Facebook. Organicom, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 69–82, 2019. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.158377. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/158377.. Acesso em: 28 mar. 2024.