Crises geradas por influenciadores digitais: propostas para prevenção e gestão de crises

Autores

  • Issaaf Karhawi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.172213

Palavras-chave:

Gestão de crises, Prevenção, Reputação, Influenciadores digitais, Organizações

Resumo

A parceria entre marcas e influenciadores digitais já faz parte do planejamento estratégico de comunicação das organizações. Algumas delas, no entanto, podem se tornar um risco para a reputação das empresas, especialmente no ambiente digital. Assim, o objetivo deste artigo é discutir conceitos de gestão de crises e seus impactos no relacionamento com a opinião pública. Além de propor a categoria de crises geradas por influenciadores digitais e apresentar ferramentas de prevenção para essas situações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Issaaf Karhawi, Universidade de São Paulo

    Mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA-USP).

Referências

ABIDIN, Crystal.; KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais, celebridades da internet e “blogueirinhas”: uma entrevista com Crystal Abidin. Intercom, São Paulo, v. 44, n. 1, p. 289-301, 2021. doi: https://doi.org/10.1590/1809-58442021114.

ARGENTI, Paul. Comunicação empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

BARGER, Christopher. O estrategista em mídias sociais. São Paulo: DVS, 2013.

CALAIS, Beatriz. Festa durante isolamento pode ter causado prejuízos de R$ 3 milhões a Gabriela Pugliesi. Forbes, Brasil, 2020. Disponível em: https://forbes.com.br/principal/2020/05/festa-durante-isolamento-pode-ter-causado-prejuizos-de-r-3-milhoes-a-gabriela-pugliesi/. Acesso em: 4 abr. 2021.

CARVALHO, Cínthia da Silva. Relações Públicas e crises na economia da reputação. In: FARIAS, Luiz Alberto de. Relações Públicas estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2011. p. 119-135.

CIPRIANI, Fábio. Estratégia em mídias sociais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

CRISCUOLO, Isaque; MONTEIRO, Thaís; NAVARRO, Victória. Microinfluenciadores: quem são?. Meio & Mensagem, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2017/08/08/microinfluenciadores-quem-sao.html. Acesso em: 19 jul. 2019.

DREYER, Bianca Marder. Relações públicas e influenciadores digitais: abordagens para a gestão do relacionamento na contemporaneidade. Communicare, São Paulo, v. 17, p. 56-75, 2017.

ENKE, Nadja; BORCHERS, Nils S. Social media influencers in strategic communication: a conceptual framework for strategic social media influencer communication. International Journal of Strategic Communication, Abingdon, v. 13, n. 4, p. 261-277, 2019.

FILIZOLA, Paula. Dona da Brunch, Ana Passarelli é guru do marketing de influência. Metrópoles, [S. l], 2021. Disponível em: https://www.metropoles.com/colunas/m-buzz/dona-da-brunch-ana-passarelli-e-guru-do-marketing-de-influencia. Acesso em: 4 abr. 2021.

KARHAWI, Issaaf. Quanto vale o post?: blogueiros entre o pessoal e o comercial. In: SAAD, Elizabeth (org.). Visibilidade e consumo da informação nas redes sociais. Porto: MediaXXI, 2016.

KARHAWI, Issaaf. De blogueira à influenciadora digital de moda e beleza: evolução e motivações da prática. In: SCHMITZ, Daniela; WAJNMAN, Solange (org.). A moda na mídia: produzindo costuras. Curitiba: Appris, 2018.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Lendo “The People’s Choice” no seu 70º aniversário: do “líder de opinião” aos “influenciadores digitais”. Intercom, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 21-32, 2018.

MOTTA, Bruna Seibert; BITTENCOURT, Maíra; VIANA, Pablo Moreno Fernandes. A influência de Youtubers no processo de decisão dos espectadores: uma análise no segmento de beleza, games e ideologia. E-compós, Brasília, DF, v. 17, p. 1-25, 2014.

NEVES, Roberto de Castro. Crises empresariais com a opinião pública. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.

QUALIBEST. Influenciadores digitais. Instituto QualiBest, São Paulo, 2018. Disponível em: www.institutoqualibest.com/landing-influenciadores/. Acesso em: 10 mar. 2019.

CORRÊA, Elizabeth Saad. Precisamos refletir sobre influência na sociedade digitalizada. Communicare, São Paulo, v. 17, p. 26, 2017.

SILVA, Tarcízio. Monitoramento de Mídias Sociais. In: SILVA, Tarcízio. Para entender o monitoramento de mídias sociais. São Paulo: Ibpad, 2012. p. 41-45.

SILVA, Cristiane Rubim Manzina da; TESSAROLO, Felipe Maciel. Influenciadores digitais e as redes sociais enquanto plataformas de mídia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2016, São Paulo. Anais […]. São Paulo: USP, 2016. p. 1-14. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-2104-1.pdf. Acesso em: 20 nov. 2018.

SNG, Kylie; AU, Tsi Ying; PANG, Augustine. Social media influencers as a crisis risk in strategic communication: impact of indiscretions on professional endorsements. International Journal of Strategic Communication, Abingdon, v. 13, n. 4, p. 301-320, 2019. doi: https://doi.org/10.1080/1553118X.2019.1618305.

SOARES, Sandro Vieira; PICOLLI, Icaro Roberto Azevedo; CASAGRANDE, Jacir Leonir. Pesquisa bibliográfica, pesquisa bibliométrica, artigo de revisão e ensaio teórico em administração e contabilidade. Administração: Ensino e Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 308-339, 2018.

TEIXEIRA, Patrícia Brito. Caiu na rede: e agora? – Gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. São Paulo, Évora, 2013.

TERRA, Carolina Frazon. Marcas influenciadoras digitais: como transformar organizações em produtoras de conteúdo digital. São Caetano do Sul: Difusão, 2021.

UNZELTE, Carolina. O que as empresas podem aprender sobre cancelamento com o BBB. Época Negócios, São Paulo, 2021. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2021/02/o-que-empresas-podem-aprender-sobre-cancelamento-com-o-bbb.html. Acesso em: 28 mar. 2021.

YOUPIX. Pesquisa ROI & influência 2021. YouPix, São Paulo, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1qbOuD6mJvBhPoFDv0LyNnDYUpPBwP8ko/view. Acesso em: 2 abr. 2021.

YOUPIX. Breve guia estratégico de marketing de influência. YouPix, São Paulo, 2019. Disponível em: https://tag.youpix.com.br/4104507255a2c0252e28. Acesso em: 2 abr. 2021.

ZIV, Yuli. Blogging your way to the front row: the insider’s guide to turning your fashion blog into a profitable business and launching a new career. Lexington: CreateSpace Independent Publishing, 2011.

Downloads

Publicado

2021-07-12

Como Citar

KARHAWI, Issaaf. Crises geradas por influenciadores digitais: propostas para prevenção e gestão de crises. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 18, n. 35, p. 45–59, 2021. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.172213. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/172213.. Acesso em: 20 abr. 2024.