Recursos para representação e análise da paisagem

Autores

  • Luis Guilherme A. Pippi Universidade Federal de Santa Maria
  • Lucienne Rossi Lopes Limberger Universidade Federal de Santa Maria
  • Gerusa Lazarotto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i25p107-124

Palavras-chave:

Análise da paisagem. Interpretação da paisagem. Recursos gráficos de representação.

Resumo

As intervenções antrópicas na paisagem devem ser baseadas nos aspectos biofísicos e nos condicionantes socioculturais, funcionais e estéticos de uma região. No planejamento do ambiente deve-se considerar, de maneira integrada, o solo, a água, as plantas, os animais e a população concernida. Com isso, melhora-se a habitabilidade da cidade e a identidade de sua paisagem. O objetivo central do artigo é examinar os instrumentos de análise e interpretação da paisagem, verificando como estes podem auxiliar na elaboração de diretrizes para o planejamento dos espaços livres, possibilitando o desenvolvimento de projetos de urbanismo,arquitetura e paisagismo, coerente com as necessidades e potencialidades de cada região, garantindo a sustentabilidade da mesma. A partir do exame da paisagem urbana, pretende-se demonstrar alguns recursos gráficos de representação para serem utilizados na leitura e percepção da paisagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luis Guilherme A. Pippi, Universidade Federal de Santa Maria

    Arquiteto e urbanista, mestre em Desenho Urbano e Paisagem pela UFSC e professor da Universidade Federal de Santa Maria no curso de Arquitetura e Urbanismo.

  • Lucienne Rossi Lopes Limberger, Universidade Federal de Santa Maria

    Arquiteta e urbanista, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS e professora da Universidade Federal de Santa Maria no curso de Arquitetura e Urbanismo.

  • Gerusa Lazarotto, Universidade Federal de Santa Maria

    Arquiteta e urbanista, professora da Universidade Federal de Santa Maria no curso de Arquitetura e Urbanismo.

Downloads

Edição

Seção

História

Como Citar

Pippi, L. G. A., Limberger, L. R. L., & Lazarotto, G. (2008). Recursos para representação e análise da paisagem. Paisagem E Ambiente, 25, 107-124. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i25p107-124