O largo e a travessa:dicotomias pontuais e harmonias contextuais no centro, Rio de Janeiro

Autores

  • Denise de Alcântara Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i25p159-172

Palavras-chave:

Morfologia. Requalificação. Apropriação. Sentido de lugar. Paisagem urbana.

Resumo

Este artigo visa apresentar a análise de dois importantes espaços públicos do centro do Rio de Janeiro: a praça XV (antigo largo do Paço) e a travessa do Comércio. A partir do levantamento dos aspectos da morfologia e da paisagem urbana e das transformações ocorridas em seu processo evolutivo – sempre incorporando o olhar cognitivo do pesquisador – são relacionadas suas principais dicotomias e os aspectos funcionais e espaciais das duas áreas. O objetivo é traçar um perfil desses ambientes urbanos, cujo significado, identidade e atração perante a população usuária determinam sua importância e seu sentido de lugar. O método de análise desenvolvido será utilizado como piloto para o estudo de outros recortes da área central histórica abrangida pelo Projeto Corredor Cultural, ao longo da pesquisa doutoral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Denise de Alcântara, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Arquiteta M.Sc., doutoranda pelo Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PROARQ-FAU-UFRJ.

Downloads

Edição

Seção

História

Como Citar

Alcântara, D. de. (2008). O largo e a travessa:dicotomias pontuais e harmonias contextuais no centro, Rio de Janeiro. Paisagem E Ambiente, 25, 159-172. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i25p159-172