Apropriação do espaço urbano pela criança: a importância do jogo lúdico

Autores

  • Ancelo Serpa Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i8p177-210

Resumo

Para desenvolver-se e descobrir o mundo brincando, a criança precisa de um meio ambiente social aberto a novas experiências e ao mesmo tempo propício ao jogo lúdico. A situação real da criança no meio ambiente urbano se caracteriza, no entanto, pela carência crônica de espaços livres. Para entendermelhorasegregaçãoespacial doatode brincar foram entrevistadas 37 crianças com idades entre 7 e 9 anos no bairro de Itaquera, na zona leste de São Paulo. As crianças desenharam como e onde bri ncam mais no bai rro. Foram realizadas também entrevistas estruturadas com os pais e mães de algumas crianças que se prontificaram a participar da pesquisa. Os espaços mencionados pelas crianças foram fotografados e comparados com os espaços desenhados. Para análise dos desenhos utilizou-se as categorias descritas por Jean Piaget para a classificação dos jogos e sua evolução. O jogo lúdico parece obedecer ao desenvolvimento gradual proposto por Piaget, mas a segregação espacial do ato de brincar pode ocasionar uma certa renitência do símbolo deformante, que já deveria estar totalmente superado nesta fase do desenvolvimento da criança

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Biografia do Autor

  • Ancelo Serpa, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
    Pesquisador doutor do CNPq junto ao Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e mestrado em geografia da Universidade Federal da Bahia. Engenheiro Florestal e Doutor em Planejamento Paisagístico e Ambiental pela Universidade de Agronomia de Viena, Áustria

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Publicado

1995-12-10

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

Serpa, A. (1995). Apropriação do espaço urbano pela criança: a importância do jogo lúdico. Paisagem E Ambiente, 8, 177-210. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i8p177-210