A realidade aumentada no planejamento da paisagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2020.170059

Palavras-chave:

Áreas de risco, Planejamento da paisagem, Ensino, Realidade aumentada, Topologia

Resumo

Este texto apresenta a aplicação da ferramenta Realidade Aumentada– RA Sandbox (traduzida como Caixa de Areia de Realidade Aumentada) no Planejamento da Paisagem e no Planejamento Urbano e Rural. Relata-se, a partir da experiência educacional topológica realizada com o recurso semiótico da computação tangível, sob a forma de uma caixa de areia cuja superfície recebe projeções de imagem de curvas de nível, à medida em que os alunos interagem movimentando a areia; as imagens se alteram simultaneamente com a movimentação, podendo-se simular
chuvas sombreando partes da superfície da areia e o software do sistema simula o escorrimento de água pelo modelado. Foram inúmeras as aplicações possibilitadas, tais como: reconhecer a paisagem estudada e seu modelado; compreender a tradução gráfica desse modelado por meio da representação por curvas de níveis; interagir (tátil e visualmente) com as transformações do modelado; simular o caminho das águas fluindo nas diferentes superfícies de um modelado; estudar estratégias de alcance e proteção de territórios; e, especialmente, identificar áreas suscetíveis a acidentes e desastres naturais e antrópicos. Como resultado, apresentamos o grande potencial da ferramenta na ampliação de experiências e aceleração dos resultados. A ferramenta foi desenvolvida com a participação de professores e estudantes, ampliando suas experiências e interações e acelerando seu processo de aprendizado, além de os sensibilizar sobre prevenção de áreas de risco em espaços de assentamento humano.

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Biografia do Autor

  • Barbara Irene Wasinski Prado, Universidade Estadual do Maranhão. Curso de Arquitetura e Urbanismo. Laboratório da Paisagem e do Ambiente Construído (LAPA).

    Pesquisadora e Coordenadora do Laboratório da Paisagem e do Ambiente Construído - LAPA do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão

  • Erico Peixoto Araujo, Universidade Estadual do Maranhão. Curso de Arquitetura e Urbanismo.

    Engenheiro Civil, Doutor em Urbanismo pela UFRJ, Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão.

  • Francisco Armond Amaral, Universidade Estadual do Maranhão. Curso de Arquitetura e Urbanismo. Laboratório de Computação Aplicada a Sistema de Arquitetura.

    Desenhista industrial, Mestre em Políticas Públicas, Professor do Curso de Arquitetura e Urbansimo da Universidade Estadual do Maranhão.

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Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa

Como Citar

Prado, B. I. W. (2020). A realidade aumentada no planejamento da paisagem (E. P. Araujo & F. A. Amaral , Trads.). Paisagem E Ambiente, 31(46), e170059. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2020.170059