Vegetação e ensino de paisagismo: uma experiência de sensibilização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2021.182444

Palavras-chave:

Ensino de paisagismo, Vegetação, Desenho, Sensibilização

Resumo

O presente trabalho é uma reflexão sobre um conjunto de experiências realizadas junto aos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de São Paulo, nas disciplinas de desenho artístico e paisagismo – experiências nas quais tentamos estabelecer uma abordagem de ensino ligada aos conceitos de Planejamento Ecológico e Infraestrutura Verde, ao invés de abordagens meramente ornamentais da arquitetura paisagística. O objetivo principal foi o de despertar nos alunos o interesse pelas dimensões biológicas, espaciais e sociais da vegetação, em um contexto em que a chamada Cegueira Vegetal (Plant Blindness) é cada vez mais comum. Tais experiências exploraram o desenho como ferramenta de apreensão das características das espécies e de superação da visão de que “todas plantas são iguais”. Foram propostos três eixos temáticos, cada um deles trabalhando questões específicas em relação à vegetação: em “As árvores e a cidade”, estudou-se a diversidade de árvores e palmeiras na arborização urbana de São Paulo; em “Plantas no jardim”, foi trabalhado o conhecimento prático sobre o plantio como fundamental para o paisagismo; já “Vegetação e biomas” propôs uma compreensão das plantas em seu ambiente natural e em suas relações com outros elementos bióticos e abióticos, assumindo a centralidade da perspectiva ecológica para o paisagismo. As principais ações envolvidas nessas experiências foram descobrir, reconhecer e experimentar o verde – promovendo uma relação mais sensível entre sujeito e objeto, na qual o engajamento permitiu aprofundar o conhecimento sobre a flora e surgiu como fator determinante para a formação dos futuros arquitetos paisagistas.

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Biografia do Autor

  • Ana Carolina Carmona Ribeiro, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Doutoranda na Área de Paisagem e Ambiente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP); docente no curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus São Paulo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

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Publicado

2021-09-17

Edição

Seção

Ensino

Como Citar

Ribeiro, A. C. C. (2021). Vegetação e ensino de paisagismo: uma experiência de sensibilização. Paisagem E Ambiente, 32(48), e182444. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2021.182444