Paisagem em “concertina” para uma educação patrimonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2022.183393

Palavras-chave:

Paisagem, Patrimônio cultural, Educação patrimonial, Experiência

Resumo

Educar para a paisagem é uma das metas do Laboratório da Paisagem da UFPE, considerando que a consciência de paisagem permite um elo entre as ações de conservação do patrimônio cultural e a realidade cotidiana da vida das pessoas. Nesse sentido, o livro-concertina intitulado Pensar Paisagem foi desenvolvido como ferramenta lúdica de educação patrimonial para aproximar a paisagem do público geral. O presente artigo tem por objetivo apresentar a concertina, discutindo a paisagem como bem comum em uma perspectiva fenomenológica vinculada à experiência sensível. Para tanto, propõe uma interlocução entre o pensamento de Augustin Berque e Jean-Marc Besse e da vivência filosófica de Ailton Krenak. Conclui-se que o aspecto lúdico e criativo da concertina estimula a sensibilidade para o valor paisagístico, buscando motivar uma postura ética na conservação da paisagem como bem comum.

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Biografia do Autor

  • Mirela Carina Rêgo Duarte, Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

    Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco.

  • Luisa Acioli dos Santos, Centro Universitário Maurício de Nassau, Unidade Trianon

    Mestre em Desenvolvimento Urbano.

  • Lahys Katarina de Barros Alves, Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Arquitetura e Urbanismo

    Mestranda em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Perbambuco.

  • Wilson de Barros Feitosa Júnior, Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Arquitetura e Urbanismo

    Mestrando em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2022-06-15

Como Citar

Duarte, M. C. R. ., Santos, L. A. dos ., Alves, L. K. de B., & Feitosa Júnior, W. de B. (2022). Paisagem em “concertina” para uma educação patrimonial. Paisagem E Ambiente, 33(50), e183393. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2022.183393