Paisagem em “concertina” para uma educação patrimonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2022.183393

Palavras-chave:

Paisagem, Patrimônio cultural, Educação patrimonial, Experiência

Resumo

Educar para a paisagem é uma das metas do Laboratório da Paisagem da UFPE, considerando que a consciência de paisagem permite um elo entre as ações de conservação do patrimônio cultural e a realidade cotidiana da vida das pessoas. Nesse sentido, o livro-concertina intitulado Pensar Paisagem foi desenvolvido como ferramenta lúdica de educação patrimonial para aproximar a paisagem do público geral. O presente artigo tem por objetivo apresentar a concertina, discutindo a paisagem como bem comum em uma perspectiva fenomenológica vinculada à experiência sensível. Para tanto, propõe uma interlocução entre o pensamento de Augustin Berque e Jean-Marc Besse e da vivência filosófica de Ailton Krenak. Conclui-se que o aspecto lúdico e criativo da concertina estimula a sensibilidade para o valor paisagístico, buscando motivar uma postura ética na conservação da paisagem como bem comum.

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Biografia do Autor

Mirela Carina Rêgo Duarte, Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco

Luisa Acioli dos Santos, Centro Universitário Maurício de Nassau, Unidade Trianon

Mestre em Desenvolvimento Urbano

Lahys Katarina de Barros Alves, Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Mestranda em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Perbambuco

Wilson de Barros Feitosa Júnior, Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Mestrando em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

2022-06-15

Como Citar

Duarte, M. C. R. ., Santos, L. A. dos ., Alves, L. K. de B., & Feitosa Júnior, W. de B. (2022). Paisagem em “concertina” para uma educação patrimonial. Paisagem E Ambiente, 33(50), e183393. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2022.183393