A Paisagem da Caatinga: um Gesto de Burle Marx na Praça Euclides da Cunha

Autores

  • Eline Silva de Paula Universidade Federal de Pernambuco
  • Joelmir Marques da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Patrícia Carneiro de Menezes Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Pernambuco
  • Ana Rita Sá Carneiro Universidade Federal de Pernambuco
  • Vera Lúcia Mayrinck Oliveira Melo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i29p11-24

Palavras-chave:

Roberto Burle Marx, Praça Euclides da Cunha, Paisagem, Caatinga.

Resumo

Ao projetar a praça Euclides da Cunha em 1935, o paisagista Roberto Burle Marx teve a intenção de criar um jardim temático de plantas do sertão em uma área litorânea. Introduzindo plantas da paisagem da caatinga, Burle Marx não apenas valorizou a vegetação nativa, como trouxe ao habitante da cidade o conhecimento de nossas riquezas naturais, chamando a atenção para o fato de a parcela de nossa flora estar sendo dizimada. Nesse contexto, o presente artigo pretende identificar, na paisagem da praça Euclides da Cunha, uma representação da caatinga, e, assim, garantir medidas de conservação que preservem sua conotação de ecossistema e de monumento. A praça Euclides da Cunha foi restaurada em 2004 pela prefeitura da cidade do Recife em parceria com o Laboratório da Paisagem da Universidade Federal de Pernambuco, fundamentada na Carta de Florença (1981), bem como em estudos detalhados da historiografia da praça e da vegetação da caatinga. Ressalta-se, ainda, que a praça Euclides da Cunha está em processo de tombamento no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na categoria de jardim histórico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eline Silva de Paula, Universidade Federal de Pernambuco
    Geógrafa e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Joelmir Marques da Silva, Universidade Federal de Pernambuco
    Biólogo, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisador do Laboratório da Paisagem – Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pernambuco (DAU-UFPE)
  • Patrícia Carneiro de Menezes, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Pernambuco
    Arquiteta, urbanista e pesquisadora do Laboratório da Paisagem – Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Pernambuco (DAU-UFPE)
  • Ana Rita Sá Carneiro, Universidade Federal de Pernambuco
    Arquiteta e urbanista, PhD, professora da graduação em Arquitetura e Urbanismo e da Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), coordenadora do Laboratório da Paisagem – DAU-UFPE e membro do Conselho Internacional de Jardins Históricos (ICOMOS-IFLA) e do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI)
  • Vera Lúcia Mayrinck Oliveira Melo, Universidade Federal de Pernambuco
    Arquiteta e urbanista, doutora e professora da graduação em Arquitetura e Urbanismo e da Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenadora do Núcleo Paisagem e Cultura

Downloads

Publicado

2011-10-08

Edição

Seção

História

Como Citar

Paula, E. S. de, Silva, J. M. da, Menezes, P. C. de, Carneiro, A. R. S., & Melo, V. L. M. O. (2011). A Paisagem da Caatinga: um Gesto de Burle Marx na Praça Euclides da Cunha. Paisagem E Ambiente, 29, 11-24. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i29p11-24