Por Pedagogias Participantes e Criativas na Paisagem e no Ambiente
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i30p87-106Palavras-chave:
Paisagem, Ambiente, Processos colaborativos, AprendizagemResumo
Este trabalho apresenta o Núcleo de Estudos da Paisagem do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade, que se funda na proposição da Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento e na conceituação da paisagem como experiências partilhadas e produção social do espaço. O trabalho argumenta sobre formas de aprender na e com a cidade, vivenciando coletiva e colaborativamente suas possibilidades, esperanças, dramas, contradições. Essa proposição estabelece um “objeto de pesquisa” relacional em muitos sentidos. Agrega a possibilidade poética a par da possibilidade de pensar a paisagem em suas estruturas territoriais, entrelaça sua dinâmica histórica com os modos de sua apropriação e transformação, exigindo a cooperação interdisciplinar, convidando à reflexão sobre a dimensão artística e sensível que mobiliza, tanto quanto da dimensão social, técnica e política. Como anexo, apresentamos a relação de pesquisas realizadas no NEP.Downloads
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Publicado
2012-06-30
Edição
Seção
Pesquisa
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Como Citar
Sandeville Junior, E. (2012). Por Pedagogias Participantes e Criativas na Paisagem e no Ambiente. Paisagem E Ambiente, 30, 87-106. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i30p87-106