Por Pedagogias Participantes e Criativas na Paisagem e no Ambiente

  • Euler Sandeville Junior Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Paisagem, Ambiente, Processos colaborativos, Aprendizagem

Resumo

Este trabalho apresenta o Núcleo de Estudos da Paisagem do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade, que se funda na proposição da Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento e na conceituação da paisagem como experiências partilhadas e produção social do espaço. O trabalho argumenta sobre formas de aprender na e com a cidade, vivenciando coletiva e colaborativamente suas possibilidades, esperanças, dramas, contradições. Essa proposição estabelece um “objeto de pesquisa” relacional em muitos sentidos. Agrega a possibilidade poética a par da possibilidade de pensar a paisagem em suas estruturas territoriais, entrelaça sua dinâmica histórica com os modos de sua apropriação e transformação, exigindo a cooperação interdisciplinar, convidando à reflexão sobre a dimensão artística e sensível que mobiliza, tanto quanto da dimensão social, técnica e política. Como anexo, apresentamos a relação de pesquisas realizadas no NEP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Euler Sandeville Junior, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo
Arquiteto e Urbanista, Arte-Educador, Pós-graduado em Ecologia, Mestre e Doutor em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP). Professor Livre-Docente do Departamento de Projeto da FAU-USP, Vice-coordenador da Área Paisagem e Ambiente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da USP, Coordenador do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP)
Publicado
2012-06-30
Como Citar
Sandeville Junior, E. (2012). Por Pedagogias Participantes e Criativas na Paisagem e no Ambiente. Paisagem E Ambiente, (30), 87-106. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i30p87-106
Seção
Pesquisa