Por Pedagogias Participantes e Criativas na Paisagem e no Ambiente

Autores

  • Euler Sandeville Junior Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i30p87-106

Palavras-chave:

Paisagem, Ambiente, Processos colaborativos, Aprendizagem

Resumo

Este trabalho apresenta o Núcleo de Estudos da Paisagem do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade, que se funda na proposição da Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento e na conceituação da paisagem como experiências partilhadas e produção social do espaço. O trabalho argumenta sobre formas de aprender na e com a cidade, vivenciando coletiva e colaborativamente suas possibilidades, esperanças, dramas, contradições. Essa proposição estabelece um “objeto de pesquisa” relacional em muitos sentidos. Agrega a possibilidade poética a par da possibilidade de pensar a paisagem em suas estruturas territoriais, entrelaça sua dinâmica histórica com os modos de sua apropriação e transformação, exigindo a cooperação interdisciplinar, convidando à reflexão sobre a dimensão artística e sensível que mobiliza, tanto quanto da dimensão social, técnica e política. Como anexo, apresentamos a relação de pesquisas realizadas no NEP.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Euler Sandeville Junior, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo
    Arquiteto e Urbanista, Arte-Educador, Pós-graduado em Ecologia, Mestre e Doutor em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP). Professor Livre-Docente do Departamento de Projeto da FAU-USP, Vice-coordenador da Área Paisagem e Ambiente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da USP, Coordenador do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (FAUUSP)

Downloads

Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

Por Pedagogias Participantes e Criativas na Paisagem e no Ambiente. (2012). Paisagem E Ambiente, 30, 87-106. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i30p87-106