Mudanças Climáticas e as Formas de Ocupação Urbana: Processo de Criação de Cenários Socioambientais

  • Laura Machado de Mello Bueno Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Vera Regina Tângari Universidade Federal do Rio de Janeiro (ProArq-UFRJ)
  • Jonathas Magalhães Pereira Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Claudia Coutrim Pezzuto Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas)
  • Rita de Cássia Martins Montezuma Pontifícia Universidade Católica -Rio
  • Andrea de Queiroz Rego Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Mudanças climáticas, Clima urbano, Uso e ocupação do solo urbano, Indicadores socioambientais, Parâmetros urbanísticos

Resumo

Este artigo é fruto de reflexões desenvolvidas a partir de encontros entre pesquisadores vinculados ao PROARQ-FAU/UFRJ, ao Departamento de Geografia da PUC-Rio e ao Mestrado em Urbanismo da PUC Campinas, integrado ao Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias – CEATEC. Por meio das pesquisas produzidas isoladamente por estas instituições, buscou-se, após um intenso trabalho de diálogo entre os pesquisadores, elaborar um método para novas investigações. Ele foi construído a partir das argumentações teóricas que levaram o grupo a uma busca pela integração de pesquisas de diferentes áreas e subáreas do conhecimento, concretizando-se em um projeto de pesquisa interinstitucional. Agora inicia-se a realização dessas pesquisas, com apoio da FAPESP e FAPERJ, que terão dois anos de duração. As investigações estão voltadas para espaços urbanos e periurbanos em suas dimensões socioambientais relacionadas a: comportamento de variáveis climáticas nos espaços urbanos consolidados; avaliação da qualidade da cobertura vegetal nas florestas contíguas a áreas urbanizadas; avaliação de intervenções em áreas de alta vulnerabilidade; localização dos investimentos públicos em habitação e infraestrutura em espaços não edificados; dinâmica das águas urbanas e sua relação com o uso e ocupação do solo e legislação urbanística. O artigo discute as bases teóricas e propõe questões metodológicas aplicáveis a estudos comparativos para a realização de cenários futuros visando a adaptação dos espaços urbanos e periurbanos a mudanças climáticas em curso. O intercâmbio entre os pesquisadores permitiu um primeiro avanço tendo como resultado a construção de um método aqui apresentado. O objetivo do artigo é a apresentação da metodologia para ampliação do debate referente às questões teóricas e metodológicas envolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Machado de Mello Bueno, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Doutora, Professora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PosUrb da PUC-Campinas) – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia (CEATEC)
Vera Regina Tângari, Universidade Federal do Rio de Janeiro (ProArq-UFRJ)
Doutora, Professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Universidade Federal do Rio de Janeiro (ProArq-UFRJ)
Jonathas Magalhães Pereira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Doutor, Professor do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PosUrb da PUC-Campinas) – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia (CEATEC)
Claudia Coutrim Pezzuto, Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas)
Doutora, Professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas) –  Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia (CEATEC)
Rita de Cássia Martins Montezuma, Pontifícia Universidade Católica -Rio
Doutora, Professora da Pontifícia Universidade Católica -Rio (PUC-Rio)
Andrea de Queiroz Rego, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutora, Professora do Pós-Graduação em Arquitetura, Universidade Federal do Rio de Janeiro (ProArq-UFRJ)
Publicado
2012-06-30
Como Citar
Bueno, L., Tângari, V., Pereira, J., Pezzuto, C., Montezuma, R. de, & Rego, A. de. (2012). Mudanças Climáticas e as Formas de Ocupação Urbana: Processo de Criação de Cenários Socioambientais. Paisagem E Ambiente, (30), 123-136. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i30p123-136
Seção
Pesquisa