Krajcberg e Oiticica: Precursores da Arte na Paisagem no Brasil

  • Cristiana Bernardi Isaac Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)
Palavras-chave: Arte, Paisagem, Land Art, Frans Krajcberg, Hélio Oiticica, Arte ambiental brasileira.

Resumo

Analisar semelhanças entre a arte de Frans Krajcberg (1921) e a de Hélio Oiticica (1937-1980) pode parecer, à primeira vista, pouco usual. A aproximação, no entanto, da produção destes artistas permite encontrar obras estreitamente ligadas a questões da produção e representação de identidade da paisagem. Ambos, a partir da década de 1960, passam a trabalhar diretamente em paisagens até então à margem dos debates da arte: aquelas dos desmatamentos e das favelas, abrindo fronteiras para refletir, por meio da arte, um Brasil além do tropical. Sendo consideradas as singularidades de suas poéticas, os artistas compartilham o fato de terem participado da expansão do campo artístico brasileiro apropriando-se de objetos e materiais não tradicionais, além de terem se alinhado com posturas políticas que se tornariam visíveis em suas obras. Tal expansão, que abarca o cotidiano e alcança dimensões políticas, resultou em interagir com a paisagem. Também apresentam em comum o fato de trabalhar e conceber suas obras a partir dos significados e das configurações da paisagem, valendo-se dos elementos naturais e culturais que a constituem, assim como refletem sobre a “maneira de olhar” própria que a origina. Sobretudo, são parcelas significativas das obras destes artistas – em diferentes linguagens – que traduzem intensamente suas vivências na paisagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiana Bernardi Isaac, Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)
Graduada em Arquitetura e Urbanismo e em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Mestre em Arquitetura e Urbanismo – Área de Concentração Projeto, Espaço e Cultura – pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).
Publicado
2013-07-01
Como Citar
Isaac, C. (2013). Krajcberg e Oiticica: Precursores da Arte na Paisagem no Brasil. Paisagem E Ambiente, (31), 125-146. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i31p125-146
Seção
Paisagem