Uma Reflexão Acerca do Papel do Arquiteto na Construção da Paisagem Informacional

  • Vanessa Casarin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Alina Gonçalves Santiago Universidade de Brasília
Palavras-chave: Arquitetura, Arquiteto, Comunicação visual, Paisagem

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel do arquiteto na produção da paisagem informacional contemporânea, aquela dominada por signos e símbolos da comunicação visual urbana, na qual, muitas vezes, ocorre a situação de sobrecarga visual. Possui como objetivo, também, saber em que grau a relação entre paisagem e comunicação visual urbana tem sido abordada nas grades curriculares dos cursos de arquitetura e urbanismo das universidades brasileiras de maior visibilidade. A grade curricular destes cursos, na maioria das universidades pesquisadas, reflete a preocupação com o assunto no sentido de preparar o arquiteto para atuação nesta área, sendo o melhor exemplo entre as universidades pesquisadas a Universidade de São Paulo (USP). Parece haver pouca interferência do arquiteto na produção das paisagens com sobrecarga visual, uma vez que sua preocupação está em requalificá-las. Seu papel, além da conscientização da sociedade acerca desta problemática, está na participação mais efetiva em processos de controle destas manifestações na paisagem urbana, uma vez que o planejamento delas é sua atribuição profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Casarin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo e em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Expressão Gráfica da UFSC.
Alina Gonçalves Santiago, Universidade de Brasília
Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora pela Université de Paris I, Panthéon-Sorbonne, França. Professora do Curso de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Publicado
2013-07-01
Como Citar
Casarin, V., & Santiago, A. (2013). Uma Reflexão Acerca do Papel do Arquiteto na Construção da Paisagem Informacional. Paisagem E Ambiente, (31), 147-160. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i31p147-160
Seção
Paisagem