Seaside, ícone do novo urbanismo

Autores

  • Adilson Costa Macedo Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i29p171-187

Palavras-chave:

Novo urbanismo, Desenvolvimento urbano, Projeto urbano, Paisagem urbana, Cidades novas

Resumo

O estudo de caso sobre a cidade de Seaside, Flórida, aponta para questões relacionadsa à revisão do urbanismo moderno. O projeto da pequena cidade, uma localidade de veraneio, é de responsabilidade do escritório dos arquitetos Andrés Duany e Elizabeth Plater-Zyberk. Baseia-se na aplicação dos tipos dos espaços públicos, dos tipos de edificações e áreas verdes usuais nas cidades tradicionais americanas. Seaside se tornou uma referência histórica do movimento "novo urbanismo" (conhecido internacionalmente desde 1980). Este artigo mostra o processo de implantação de Seaside com interesse específico no relacionamento entre o empreendedor, os projetistas e os grupos de interesse. A cidade construída de forma cuidadosa, atendendo à estratégia de criar um lugar pioneiro no desenvolvimento da costa noroeste da Flórida transformou-se em referência importante para a discussão de projetos urbanos nos Estados Unidos da América. Para o controle do desenvolvimento de seu plano urbanístico foi organizada a primeira versão de um código conhecido por smart code, que, posteriormente, foi aprimorado como uma codificação geral dos componentes urbanos, para ser adaptado e complementado conforme os casos específicos. As qualidades intrínsecas do empreendimento urbanístico e a valorização imobiliária que Seaside trouxe para o local estimularam a construção de diversas novas localidades vizinhas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adilson Costa Macedo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
    Arquiteto pela FAUUSP (1964), metre em Urbanismo pela Gradutate School of Design da Universidade de Harvard (1977), doutor em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAUUSP (1987), professor dos cursos de graduação e pós-graduação da FAUUSP e USJT, participante Locum Arquitetura e Urbanismo Ltda, conselheiro da Fundação Anita Pastore D'Angelo e responsável por diversos projetos urbanos e de arquitetura.

Downloads

Publicado

2011-10-08

Edição

Seção

Espaços Urbanos

Como Citar

Macedo, A. C. (2011). Seaside, ícone do novo urbanismo. Paisagem E Ambiente, 29, 171-187. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i29p171-187