Turismo. espaço e paisagem: leituras do ambiente urbano

Autores

  • Caroline P. Nunes Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Arquitetura e Urbanismo
  • Alina G. Santiago Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Arquitetura e Urbanismo
  • Jorge H. Rebollo Squera Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i24p31-38

Resumo

A Ilha de Santa Catarina, nos últimos anos, tem sido palco de um significativo crescimento na sua ocupação, fato que contribui para a degradação do seu ambiente e paisagem, rendendo ensejo a questionamentos a respeito de possíveis inadequações constantes do Plano Diretor que rege precitada ocupação. Através desse estudo, pretende-se avaliar se realmente existem incorreções, bem como indicar um caminho para a sua melhor adequação. Foram utilizados cálculos de densidades demográficas, baseados nos índices de densidades demográficas definidas no Plano Diretor de Florianópolis/SC. Excluídas as áreas de APL (área com maiores restrições quanto à ocupação) obtém-se a previsão de 1.269.782,678 habitantes na Ilha. Assim, a densidade demográfica média do território destinado à ocupação é 78,8 hab/ha. O primeiro resultado obtido indica um grande número de habitantes, bem mais alto ao existente hoje. Porém, o segundo resultado sugere uma densidade demográfica baixa para o território de forma geral, quadro que mostra o conflito com a situação existente. A Ilha hoje, mesmo possuindo um número relativamente menor habitantes do que a previsão do Plano Diretor, já sofre com os efeitos de uma saturação populacional. Verifica-se, dessa forma, que a densidade demográfica média calculada não condiz com a realidade. O território da Ilha com seu relevo irregular, ecossistemas frágeis e diversificados, e limites impostos pela própria insularidade, requer um estudo particularizado e detalhado, considerando as demandas ambientais locais e culturais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Caroline P. Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Arquitetura e Urbanismo

    Bolsista PIBIC CNPq/UFSC, Grupo de Pesquisa de Informática na Arquitetura (INFOARQ) - Departamento de Arquitetura.

  • Alina G. Santiago, Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Arquitetura e Urbanismo
    Arquiteta, Dra Université de Paris I - França, Professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Grupo de Pesquisa de Informática na Arquitetura (INFOARQ) - Departamento de Arquitetura.
  • Jorge H. Rebollo Squera, Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Arquitetura e Urbanismo
    Arquiteto, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo/ UFSC

Downloads

Publicado

2007-12-31

Edição

Seção

ENEPEA

Como Citar

Nunes, C. P., Santiago, A. G., & Rebollo Squera, J. H. (2007). Turismo. espaço e paisagem: leituras do ambiente urbano. Paisagem E Ambiente, 24, 31-38. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i24p31-38