Interferências de conjuntos habitacionais na paisagem de Belo Horizonte - o caso de Goiânia

Autores

  • Maria Cristina Villefort Teixeira Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Arquitetura

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i24p381-386

Palavras-chave:

Conjunto habitacional. Paisagem. Transformação

Resumo

Os projetos de conjuntos habitacionais têm sido elaborados por profissionais competentes, cujo propósito é o de assentar famílias de baixa renda, em condições adequadas, com o menor custo possível. Ao serem ocupadas por seus moradores, essas casas passam por transformações dos mais variados aspectos, que vão das interferências internas até ao comprometimento da paisagem de todo o assentamento. Projetos que aparentemente são pensados e concebidos para atender com qualidade a essa demanda não vêm sendo apropriados por seus moradores conforme o estabelecido. Os objetivos do presente trabalho são analisar quais fatores provocam tais transformações na paisagem local, além de verificar aqueles que podem contribuir para que esse atendimento às camadas menos favorecidas se torne mais eficaz.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Cristina Villefort Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Arquitetura

    Arquiteta. Doutora em Planejamento Urbano (IPPUR/UFMG). Professora da Escola de Arquitetura/ UFMGDepartamento de Projetos.

Downloads

Publicado

2007-12-31

Edição

Seção

ENEPEA

Como Citar

Teixeira, M. C. V. (2007). Interferências de conjuntos habitacionais na paisagem de Belo Horizonte - o caso de Goiânia. Paisagem E Ambiente, 24, 381-386. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i24p381-386