Da análise às intenções do projeto: conceitos para o processo de concepção da paisagem

Autores

  • Maria Elisa Feghali Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Guillherme Lassance Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i23p10-19

Palavras-chave:

Processo de concepção. Paisagem. Ensino.

Resumo

O artigo que apresentamos aqui faz parte de uma reflexão acerca dos espaços livres públicos, reconhecendo sua característica mutante. Respaldados por algumas experiências pedagógicas, notamos uma dificuldade recorrente por parte dos projetistas, em transpor os elementos advindos da etapa de análise dos contextos a serem trabalhados, para a etapa de projeto. Sendo assim demonstraremos como alguns conceitos que chamamos de identificadores de componentes da paisagem e indicadores de qualidades da paisagem, se revelam como importantes ferramentas de auxílio para a transposição da análise ao projeto. Estes conceitos possibilitam a integração, de diferentes dimensões do espaço: morfológica, comportamental e sensorial, permitindo ao projetista uma análise não só interpretativa mas também valorativa dos contextos de intervenção. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Elisa Feghali, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

    Arquiteta, Ms. em arquitetura, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (Proarq), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Planejamento Ambiental e Paisagístico pela SNA, Rio de Janeiro.

  • Guillherme Lassance, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

    Arquiteto, doutor em arquitetura pela Universidade de Nantes, França. Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ)

Downloads

Publicado

2007-06-25

Edição

Seção

ENEPEA

Como Citar

Da análise às intenções do projeto: conceitos para o processo de concepção da paisagem. (2007). Paisagem E Ambiente, 23, 10-19. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i23p10-19