A paisagem das águas: a percepção dos usuários como subsídios para a elaboração de diretrizes urbanísticas para as margens dos rios Poti e Parnaíba e seu entorno (Teresina-PI)

Autores

  • Karenina Cardoso Matos
  • Maísa Dutra Veloso

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i23p222-230

Palavras-chave:

Paisagem, percepção, linha de força, Força de atração.

Resumo

Partindo do pressuposto de que as águas têm grande poder de atração sobre as cidades e seus usuários, a pesquisa busca analisar as relações entre a paisagem das águas e Teresina, considerando quatro eixos conceituais: a paisagem das águas, a percepção dos usuários, os rios como linhas de força e a força de atração através dos elementos naturais, construídos e simbólicos da paisagem. Os eixos estruturadores permitiram a leitura dos cenários, conforme a área delimitada que compreende os dois núcleos originais da cidade: o bairro Poti Velho e o centro de Teresina, de modo a descortinar aspectos visíveis e/ou não visíveis, valorizados ou não, com vistas a proporcionar subsídios para a formulação de diretrizes e intervenções de planejamento urbano de Teresina, especificamente na região ora em estudo. Os elementos foram revelados de tal forma que caracterizam, hoje, a desvalorização dos rios diante das condições paisagísticas, geográficas, econômicas, culturais e ambientais analisadas; potencialidades existem, entraves e ameaças também são verificadas quanto à estrutura paisagística e à qualidade de vida da população ribeirinha; encontros e desencontros são percebidos na paisagem das águas. Entretanto, espera-se que este trabalho constitua um referencial a ser utilizado nas propostas de políticas públicas de urbanização da cidade viabilizando o reencontro de Teresina com seus rios a partir da percepção dos elementos que contextualizam a sustentabilidade adequada ao homem e ao ambiente em toda a sua plenitude de viver. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karenina Cardoso Matos

    Arquiteta, professora mestre do Departamento de Construção Civil e Arquitetura, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Piauí-CT/ UFPI.

  • Maísa Dutra Veloso

    Arquiteta, professora doutora do PPGAU/UFRN – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia.

Downloads

Publicado

2007-06-25

Edição

Seção

ENEPEA

Como Citar

Matos, K. C., & Veloso, M. D. (2007). A paisagem das águas: a percepção dos usuários como subsídios para a elaboração de diretrizes urbanísticas para as margens dos rios Poti e Parnaíba e seu entorno (Teresina-PI). Paisagem E Ambiente, 23, 222-230. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i23p222-230