O patrimônio e as paisagens: novos conceitos para velhas concepções?

Autores

  • Vanessa Gayego Bello Figueiredo Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i32p83-118

Palavras-chave:

Paisagem cultural. Patrimônio mundial. Paisagem histórica urbana. Preservação do Patrimônio cultural. Cartas Patrimoniais.

Resumo

Este artigo investiga a relação paisagem e patrimônio e traz uma rápida análise crítica da prática da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) desde a institucionalização da categoria “paisagem cultural”, criada na Lista do Patrimônio Mundial, em 1992, até 2012. O texto estrutura-se em quatro partes. A primeira apresenta uma breve consideração histórico-conceitual acerca da noção ocidental de paisagem. A segunda apresenta as recentes formulações sobre a paisagem cultural baseadas em convenções internacionais, como a do Conselho de Ministros da União da Europa Ocidental (UEO), de 1995, e a Convenção Europeia da Paisagem, de 2000. A terceira parte concentra-se na análise do trabalho do Comitê do Patrimônio Mundial, compreendendo as principais características e os principais valores das paisagens culturais listadas. Por fim, o estudo revela como o emprego deste novo conceito vem refletindo ainda velhas concepções de paisagem e de preservação, embora aponte perspectivas de avanço nas políticas de patrimônio, sobretudo no tocante à própria ampliação da noção de patrimônio e à aproximação entre as dimensões cultural/natural e material/imaterial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vanessa Gayego Bello Figueiredo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Arquiteta e urbanista, doutoranda e mestre em planejamento urbano e regional pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) – bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Membro do Comitê Brasileiro de Preservação do Patrimônio Industrial – The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage (TICCIH-Brasil), docente na FAU PUC-Campinas Centro Educacional Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP/Salto). Ex-subprefeita de Paranapiacaba e do Parque Andreense, em Santo André (SP).

Downloads

Publicado

2013-12-27

Edição

Seção

Fundamentos

Como Citar

O patrimônio e as paisagens: novos conceitos para velhas concepções?. (2013). Paisagem E Ambiente, 32, 83-118. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i32p83-118