A construção das paisagens turísticas no velho caminho dos diamantes

Autores

  • Altamiro Sérgio Mol Bessa Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i32p129-150

Palavras-chave:

Paisagens turísticas. Construção de paisagens turísticas. História. Turismo. Caminho dos Diamantes.

Resumo

Ao tentar retomar ocupações e traçados do passado, o turismo pode retomar, simultaneamente, (in)capacidades e conflitos presentes desde sempre nos lugares. Esta é a tese proposta neste trabalho. Para demonstrá-la, como objetos de estudo foram tomados dois núcleos históricos situados no antigo Caminho dos Diamantes, uma das três rotas que formavam as Estradas Reais: os distritos de Milho Verde e São Gonçalo. Estas localidades, grandes produtoras de diamantes nos séculos XVII e XVIII, ao final do período da mineração apresentavam paisagens distintas. Mantidas abandonadas por mais de um século, em função do esvaziamento econômico a que foi submetido todo o norte mineiro, estas localidades foram descobertas pelo turismo nas décadas finais do século XX. Os resultados desta pesquisa mostraram que o turismo em Milho Verde retomou o antigo Caminho dos Diamantes como condutor dos novos processos insustentáveis que se estabeleceram sobre a localidade. Em São Gonçalo, o tipo de turismo que se estabeleceu retomou o antigo Caminho como atrativo turístico, recuperando as capacidades que historicamente fizeram da localidade um lugar paisagisticamente qualificado. A construção metodológica desta pesquisa centrou-se na paisagem como principal categoria de percepção e análise dos fenômenos. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Altamiro Sérgio Mol Bessa, Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Urbanismo

    Arquiteto e urbanista formado pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix, mestre em Turismo e Meio Ambiente pelo Centro Universitário Una, doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Professor adjunto do Departamento de Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2013-12-27

Edição

Seção

História

Como Citar

Bessa, A. S. M. (2013). A construção das paisagens turísticas no velho caminho dos diamantes. Paisagem E Ambiente, 32, 129-150. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i32p129-150