Critérios para intervenções e transformação do sistema de espaços livres: uma reflexão conceitual e metodológica

  • Jonathas Magalhães Pereira da Silva Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Denio Munia Benfatti Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Wilson Ribeiro dos Santos Júnior Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Claudia Pezzuto
Palavras-chave: Sistema de Espaços Livres. Gestão urbana. Premissas de planos e projetos.

Resumo

O presente texto é fruto da pesquisa “Os Sistemas de Espaços Livres na Constituição da Forma Urbana Contemporânea no Brasil: Produção e Apropriação – QUAPÁ-SEL II – Quadro do Paisagismo – Sistema de Espaços Livres de Edificação”. O artigo apresenta as premissas e os critérios adotados para o entendimento da forma urbana e para o estabelecimento de ações que visam à desejada “qualificação” do Sistema de Espaços Livres de edificação de uma área urbana. Problematiza-se o termo “qualificação” e são discutidos os pressupostos subjacentes à escolha das categorias de análise utilizadas para a confecção dos mapas síntese durante a pesquisa QUAPÁ-SEL. Os aspectos ambientais, funcionais e estéticos utilizados na análise de espaços livres de edificação mostram-se insuficientes para analisar o Sistema de Espaços Livres, pois estes, diferentes de seus elementos, se consolidam em função de aspectos urbanos de mobilidade e acessibilidade, da composição fundiária, da dinâmica e do modelo econômico, de fatores climáticos e do contexto social, considerando as diferentes dinâmicas de apropriação do espaço. Desta reflexão propõe-se para discussão uma lista de diretrizes, que não pretende ser exaustiva, para o estabelecimento de pressupostos para as ações propositivas, ressaltando a necessidade prévia de definição dos critérios de prioridades aos quais o projeto se submete, isto é, uma ética declarada do que se quer transformar. Portanto, com a intenção de provocar o debate, levantam-se alguns princípios chaves a serem explicitados no colóquio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathas Magalhães Pereira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (POSURB) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Rodovia Dom Pedro I, km 136, Parque das Universidades, 13086-900, Campinas, SP, Brasil.

Denio Munia Benfatti, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (POSURB) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Wilson Ribeiro dos Santos Júnior, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (POSURB) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Claudia Pezzuto

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Infraestrutura Urbana da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).


Publicado
2014-06-25
Como Citar
Silva, J., Benfatti, D., Santos Júnior, W., & Pezzuto, C. (2014). Critérios para intervenções e transformação do sistema de espaços livres: uma reflexão conceitual e metodológica. Paisagem E Ambiente, (33), 11-28. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i33p11-28
Seção
Fundamentos