Jundiaí (SP): transformações recentes na paisagem urbana

  • Adriana Fornari Del Monte Fanelli Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Wilson Ribeiro dos Santos Júnior Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Palavras-chave: Paisagem urbana. Jundiaí. Aglomerado Urbano de Jundiaí. Sistemas de Espaços Livres. Requalificação urbana.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar aspectos condicionantes das transformações e as tipologias presentes na paisagem urbana de Jundiaí na região situada às margens das rodovias Dom Gabriel P. B. Couto e João Cereser, nas proximidades da serra do Japi. A partir da conceituação de Magnoli (1982) de espaços livres, e através da análise de informações de diversas naturezas, como legislações urbanísticas, fotos aéreas e visitas in loco, pode-se afirmar que Jundiaí, cidade-polo do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), caracteriza-se pela presença de grandes áreas de preservação ambiental, como a serra do Japi, e áreas de conservação de mananciais, que impedem a expansão urbana para os vetores sul ou leste, favorecendo o crescimento da forma urbana no sentido noroeste e oeste. Devido à sua localização, num espaço intersticial entre as Regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas e o Aglomerado Urbano de Sorocaba (AUS), a cidade convive com diversas influências socioeconômicas e espaciais decorrentes do processo de metropolização típico da macrometrópole paulista. Assim, as áreas de preservação ambiental, as presenças de espaços livres não urbanizados de grandes proporções e a sinergia de Jundiaí com a rede de cidades dos Aglomerados Urbanos tornaram-se os principais agentes transformadores da paisagem urbana deste território. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Fornari Del Monte Fanelli, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (POSURB) da PUC-Campinas.

Wilson Ribeiro dos Santos Júnior, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (POSURB) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). 

Publicado
2014-06-25
Como Citar
Fanelli, A., & Santos Júnior, W. (2014). Jundiaí (SP): transformações recentes na paisagem urbana. Paisagem E Ambiente, (33), 109-126. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i33p109-126
Seção
Paisagem Urbana