Rugosidades reveladoras da história do lugar

  • José Roberto Merlin Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Maria Oliveira Luchini
Palavras-chave: Cidades Educadoras. Espaços livres públicos. Rugosidades. Esfera da vida pública. Requalificação urbana.

Resumo

Esta pesquisa busca compreender a lógica da implantação dos equipamentos e espaços públicos na cidade de Sorocaba, que em 2006 se tornou membro da AICE – Associação Internacional das Cidades Educadoras. Analisaram-se espaços e símbolos do município, portadores materiais e simbólicos da cultura, recortando o largo de São Bento e a praça Coronel Fernando Prestes, devido às profundas relações históricas e de complementaridade entre estes dois espaços e também por representarem a gênese da morfologia urbana, permitindo focá-los em suas potencialidades educadoras. O sentido educador da pesquisa não se vincula a conteúdos disciplinares como nas escolas, estando mais articulado ao conhecimento tácito. A escolha de Sorocaba deve-se à sua inserção na AICE por sete anos, permitindo estudar alguns espaços já consolidados, e à criação, na cidade, de quatro roteiros educadores que têm procurado transformar positivamente a esfera da vida pública pelo seu viés educador. Buscando romper com a ideia de “espaço físico,” algo sem alma e sem história, foram trabalhadas as rugosidades que, como palimpsestos, deixam no ambiente urbano as marcas da história, que desvelam acontecimentos pretéritos, tornando-se objetos informativos e formativos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roberto Merlin, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Arquiteto, mestre e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Requalificação Urbana do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (CEATEC PUC/Campinas). 

Maria Oliveira Luchini

Graduando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (FAUPUC/Campinas).

Publicado
2014-06-25
Como Citar
Merlin, J. R., & Luchini, M. (2014). Rugosidades reveladoras da história do lugar. Paisagem E Ambiente, (33), 149-164. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i33p149-164
Seção
Espaços Livres