Acessibilidade e entorno como diretrizes de espaços livres públicos

  • José Roberto Merlin Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
  • Flávia Aceituno Carneiro Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Palavras-chave: Espaços livres públicos. Potencialidades educadoras. Cidades educadoras. Acessibilidade. Requalificação urbana.

Resumo

A pesquisa objetiva compreender e explorar ideias vinculadas ao “potencial educador dos espaços públicos” com ênfase na acessibilidade e nas relações com o entorno, estudando um espaço na cidade de Sorocaba (SP), membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras – AICE , hoje coordenadora dessa Associação no Brasil. Foram percorridos seus espaços públicos através do programa “Roteiro Educador”, que subdividiu a cidade em cenários que enfatizam quatro temas: cultural, histórico, social e ecológico. Neste processo foi recortado o Parque das Águas, pertencente ao Roteiro Educador Ecológico, buscando compreender suas potenciais qualidades educadoras vinculadas às características espaciais. Balizados por estes parâmetros, buscou-se enfatizar elementos compositivos do espaço público como ferramentas analíticas para investigar eventuais interferências do projeto em padrões do tecido urbano como totalidade, tentando desvelar qualidades educadoras inerentes ao espaço. Entende-se que as proposições de desenho urbano em áreas livres podem interferir como agentes educadores estruturadores da qualidade dos espaços públicos como um todo, aprimorando a esfera de vida pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roberto Merlin, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Arquiteto, mestre e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Requalificação Urbana do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (CEATEC PUC/Campinas). Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia. 

Flávia Aceituno Carneiro, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Graduando em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista de Iniciação Científica (FAUPUC-Campinas).

Publicado
2014-06-25
Como Citar
Merlin, J. R., & Carneiro, F. (2014). Acessibilidade e entorno como diretrizes de espaços livres públicos. Paisagem E Ambiente, (33), 205-220. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i33p205-220
Seção
Espaços Livres