Paisagem mercadoria: uma discussão sobre o consumo das paisagens urbanas

Autores

  • Juliana Cunha Barreto Universidade Federal de Pernambuco.
  • Maria de Fátima Plácida da Cruz Universidade Federal de Pernambuco.
  • Laís Carla de Miranda Pimentel Universidade Federal de Pernambuco.
  • Vera Mayrinck Melo Universidade Federal de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i22p144-152

Palavras-chave:

Paisagem cultural. Paisagem mercadoria. Promoção urbana.

Resumo

Nas últimas décadas, alterações na dinâmica sócio-espacial urbana têm seguido novos padrões tecnológicos, que refletem a fragmentação das identidades espaciais tradicionais e sua reinterpretação segundo novos conceitos e novas formas de apropriação cultural. Como resultado desse processo, surgem as chamadas paisagens urbanas pós-modernas ou paisagens mercadoria, onde prevalece a lógica do consumo do espaço, traduzida na difusão de modelos estetizados, difíceis de serem apreendidos pela sociedade. São incorporadas às cidades como símbolos de consumo, que passam a ser vendidos como mercadorias a cidadãos cada vez mais consumidores. Assim, torna-se objeto de estudo do presente artigo, a caracterização da paisagem mercadoria no contexto urbano brasileiro, permeado por alguns fatores que influenciaram na formação dessas paisagens, como os efeitos do turismo e do city-marketing. Foram ilustrados em experiências nacionais – a paisagem do litoral nordestino, o Pelourinho e a cidade de Curitiba – como elementos de promoção urbana. Tem, assim, por objetivo, ampliar a compreensão em torno do aspecto mercadológico da paisagem urbana, com uma reflexão sobre a influência de forças dominantes da sociedade sobre a formação das paisagens.

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Biografia do Autor

  • Juliana Cunha Barreto, Universidade Federal de Pernambuco.

    Arquiteta e urbanista, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE.

  • Maria de Fátima Plácida da Cruz, Universidade Federal de Pernambuco.

    Turismóloga, aluna de nivelamento do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE.

  • Laís Carla de Miranda Pimentel, Universidade Federal de Pernambuco.

    Arquiteta e urbanista, aluna de nivelamento do Programa de Pós-Ggraduação em Desenvolvimento Urbano
    da UFPE. E-mail: laiscarla@gmail.com.

  • Vera Mayrinck Melo, Universidade Federal de Pernambuco.

    Arquiteta, doutora em geografia humana pela UFRJ, professora da graduação em Arquitetura e Urbanismo e da pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE.

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Publicado

2006-12-04

Edição

Seção

ENEPEA

Como Citar

Paisagem mercadoria: uma discussão sobre o consumo das paisagens urbanas. (2006). Paisagem E Ambiente, 22, 144-152. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i22p144-152