Exercícios gramaticais no ensino de paisagismo experiências didáticas em diferentes contextos: UFU/Uberlância e UNIFOR/Fortaleza

Autores

  • Glauco de Paula Cocozza Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Cláudia Lacerda Rocha Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i34p151-164

Palavras-chave:

Exercícios gramaticais. Metodologia de ensino. Paisagismo.

Resumo

Este artigo apresenta alguns exercícios gramaticais aplicados na disciplina de Paisagismo da Universidade Federal de Uberlândia e da Universidade de Fortaleza, apresentando a metodologia aplicada, os temas sugeridos para os exercícios, a sua relação com a ementa da disciplina, os reflexos no aprendizado, e como eles possibilitam uma interpretação dos conceitos e práticas que o paisagismo propicia. Essa temática não é recente, alguns professores adotam metodologias semelhantes, variando o tema, a articulação com conteúdos ministrados e a forma de abordagens. O objetivo deste trabalho é apresentar como os exercícios são pensados na disciplina, como são executados e de que modo se relacionam ao trabalho final entregue como síntese da disciplina de Paisagismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauco de Paula Cocozza, Universidade Federal de Uberlândia

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD/UFU). Doutor em Paisagem e Ambiente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Especialista em ensino de Arquitetura Paisagística (FAUUSP/FUPAM/ABAP/IFLA/UNESCO). FAUeD/UFU.

Fernanda Cláudia Lacerda Rocha, Universidade de Fortaleza

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora, pesquisadora, coordenadora do Laboratório da Paisagem da Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pelo Mestrado Interinstitucional em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie MINTER UPM/Unifor. Especialista em Paisagismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e em ensino de Arquitetura Paisagística FAUUSP/FUPAM/ABAP/IFLA/UNESCO). Fundação Edson Queiroz, Universidade de Fortaleza (Unifor). 

Referências

ABBUD, Benedito. Criando paisagens. São Paulo: Senac, 2006. 207 p.

FARAH, Ivete; SCHLEE, Mônica Bahia; TARDIN, Raquel. Arquitetura paisagística contemporânea no Brasil. São Paulo: Senac, 2010. 232 p.

McLEOD, Virginia. El detalle em el paisajismo contemporáneo. Barcelona: Blume Naturart, 2008. 192 p.

PELLEGRINO, Paulo Renato. O programa de capacitação em arquitetura paisagística. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. São Paulo: FAUUSP, n. 19, 2006, p. 212-219.

REID, Grant W. From concept to form in landscape design. Universidade da Califórnia, John Wiley & Sons, 2007. 256 p.

ROCHA, Fernanda Claudia Lacerda. Paisagismo, um campo interdisciplinar de ensino e aprendizado: desafios e potencialidades. In: ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES. Fortaleza: Fundação Edson Queiroz, 2009, p. 1-5.

ROCHA, Fernanda Claudia Lacerda. O uso de diagramas conceituais como instrumento de aprendizagem em Arquitetura e Urbanismo. In: ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES, 2, 2010, Fortaleza: Fundação Edson Queiroz.

ROCHA, Fernanda Claudia Lacerda. Quid pro quod: modelo volumétrico processual e estruturação do espaço livre. In: ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES, 3, 2011, Fortaleza: Fundação Edson Queiroz, p. 1-6.

TABACOW, José. Arte e paisagem. São Paulo: Studio Nobel, 2004. 224 p.

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004. 239 p.

Downloads

Publicado

2014-12-07

Como Citar

Cocozza, G. de P., & Rocha, F. C. L. (2014). Exercícios gramaticais no ensino de paisagismo experiências didáticas em diferentes contextos: UFU/Uberlância e UNIFOR/Fortaleza. Paisagem E Ambiente, (34), 151-164. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i34p151-164

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa