Os papéis dos espaços livres públicos na estruturação territorial e no projeto de parcelamento: a experiência de ensino na PUC-Campinas

Autores

  • Jonathas Magalhães Pereira da Silva Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Denio Benfatti Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Tomás A. Moreira Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Caroline K. L. Pera Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i34p165-178

Palavras-chave:

Paisagismo. Ensino. Sistema de espaços livres. Planejamento urbano e regional.

Resumo

Considerando as práticas contemporâneas de ensino no Projeto e no Planejamento Urbano e Regional, o presente texto objetiva compartilhar a experiência de ensino desenvolvida nos anos de 2009 a 2012 na FAU/PUC-Campinas. Apresentam-se os procedimentos e posturas atitudinais adotadas em sala de aula, explicitando as etapas de desenvolvimento, os argumentos e os resultados obtidos. Por meio da sistematização da experiência pedagógica, objetiva-se a construção de um diálogo interdisciplinar que explicite avanços na consideração dos sistemas de espaços livres de edificação no processo de planejamento e estruturação territorial. Busca-se com o exercício proposto identificar e questionar os processos contemporâneos de ocupação territorial condicionados por uma lógica em que o transporte individual é dominante e pela ausência de uma estruturação territorial prévia aos projetos de parcelamento de solo. A disciplina não quer se limitar a instrumentalizar o aluno para a prática profissional, mas sim provocar uma prática reflexiva baseada na construção de argumentos que se revelem em desenhos, considerando as diferentes escalas, os interesses de diferentes agentes, as contradições existentes e a história da disciplina. O desenho da paisagem é utilizado aqui como instrumento de reflexão que contesta a realidade e cria argumentos para novas configurações espaciais urbanas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathas Magalhães Pereira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (POSURB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (FAU/PUC-Campinas).

Denio Benfatti, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (POSURB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (FAU/PUC-Campinas). 

Tomás A. Moreira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (POSURB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (FAU/PUC-Campinas).

Caroline K. L. Pera, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (FAU/PUC-Campinas). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (POSURB/ PUC-Campinas).

Referências

ARTIGAS, Rosa; LIRA, José Tavares Correia de. Vilanova Artigas: caminhos da Arquitetura. São Paulo: Cosac Naify, 2004, p. 86-91.

COLL, César. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 1998.

JACOBS, Jane. Morte e vida nas grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Brasília: UNESCO, 2002, p. 32.

SANTOS, Milton. O país distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000, p. 18.

SILVA, Jonathas Magalhães Pereira da. O papel da disciplina de Paisagismo na formação dos Arquitetos Urbanistas. 2005. 256 f. Tese (Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São, São Paulo, 2005.

WARDE, Mirian Jorge; CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Política e cultura na produção da História da Educação no Brasil. Contemporaneidade e Educação. São Paulo, Ano V, n. 7, 2000.

Downloads

Publicado

2014-12-07

Como Citar

Silva, J. M. P. da, Benfatti, D., Moreira, T. A., & Pera, C. K. L. (2014). Os papéis dos espaços livres públicos na estruturação territorial e no projeto de parcelamento: a experiência de ensino na PUC-Campinas. Paisagem E Ambiente, (34), 165-178. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i34p165-178

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa