Os papéis dos espaços livres públicos na estruturação territorial e no projeto de parcelamento: a experiência de ensino na PUC-Campinas

Autores

  • Jonathas Magalhães Pereira da Silva Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Denio Benfatti Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Tomás A. Moreira Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Caroline K. L. Pera Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i34p165-178

Palavras-chave:

Paisagismo. Ensino. Sistema de espaços livres. Planejamento urbano e regional.

Resumo

Considerando as práticas contemporâneas de ensino no Projeto e no Planejamento Urbano e Regional, o presente texto objetiva compartilhar a experiência de ensino desenvolvida nos anos de 2009 a 2012 na FAU/PUC-Campinas. Apresentam-se os procedimentos e posturas atitudinais adotadas em sala de aula, explicitando as etapas de desenvolvimento, os argumentos e os resultados obtidos. Por meio da sistematização da experiência pedagógica, objetiva-se a construção de um diálogo interdisciplinar que explicite avanços na consideração dos sistemas de espaços livres de edificação no processo de planejamento e estruturação territorial. Busca-se com o exercício proposto identificar e questionar os processos contemporâneos de ocupação territorial condicionados por uma lógica em que o transporte individual é dominante e pela ausência de uma estruturação territorial prévia aos projetos de parcelamento de solo. A disciplina não quer se limitar a instrumentalizar o aluno para a prática profissional, mas sim provocar uma prática reflexiva baseada na construção de argumentos que se revelem em desenhos, considerando as diferentes escalas, os interesses de diferentes agentes, as contradições existentes e a história da disciplina. O desenho da paisagem é utilizado aqui como instrumento de reflexão que contesta a realidade e cria argumentos para novas configurações espaciais urbanas. 

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Biografia do Autor

  • Jonathas Magalhães Pereira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (POSURB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (FAU/PUC-Campinas).

  • Denio Benfatti, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (POSURB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (FAU/PUC-Campinas). 

  • Tomás A. Moreira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (POSURB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (FAU/PUC-Campinas).

  • Caroline K. L. Pera, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (FAU/PUC-Campinas). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (POSURB/ PUC-Campinas).

Referências

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Publicado

2014-12-07

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa

Como Citar

Os papéis dos espaços livres públicos na estruturação territorial e no projeto de parcelamento: a experiência de ensino na PUC-Campinas. (2014). Paisagem E Ambiente, 34, 165-178. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i34p165-178