Evidências de cegueira botânica em uma área verde brasileira com árvores plaqueadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2019.151370

Palavras-chave:

Percepção ambiental, Biodiversidade vegetal, Praças e parques, São Paulo

Resumo

A cegueira botânica é uma questão recorrente em muitas áreas verdes urbanas. Sendo um componente da percepção da biodiversidade, ela é socialmente e individualmente determinada. Este trabalho revela evidências de cegueira botânica através de uma análise quali-quantitativa de 49 entrevistas em uma área verde no estado de São Paulo onde foram instaladas placas informativas em várias árvores. Os respondentes não foram capazes de identificar corretamente elementos vegetais e subestimaram a riqueza de tipos diferentes vegetais. Apesar de eles terem destacado o papel das áreas verdes na melhoria da qualidade de vida, os respondentes subestimaram a importância de se manter não somente um espaço verde, mas também biodiverso. Discutimos que a percepção de uma “boa” área verde está menos associada com a riqueza de espécies, e mais associada com as expectativas que os visitantes possuem ao visitar uma área verde, bem como com uma cegueira botânica inata. Nós pressupomos que as placas informativas podem ter um papel na redução da cegueira botânica, já que elas individualizam plantas que antes eram vistas apenas como componentes monótonos de uma paisagem verde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BALAS, Benjamin; MOMSEN, Jennifer. Attention “blinks” differently for plants and animals. CBE – Life Sciences Education, Bethesda, v. 13, p. 437-443, 2014. DOI: https://doi.org/10.1187/cbe.14-05-0080.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BELAIRE, J. Amy; WESTPHAL, Lynne M.; WHELAN, Christopher J.; MINOR, Emily S. Urban residents’ perceptions of birds in the neighborhood: biodiversity, cultural ecosystem services and disservices. The Condor, Chicago, v. 117, n. 2, p. 192-202, 2015. DOI: https://doi.org/10.1650/CONDOR-14-128.1

BOGNER, Franz X.; WISEMAN, Michael. Environmental perception of rural and urban pupils. Journal of Environmental Psychology, Washington, DC, v. 17, n. 2, p. 111-122, 1997. DOI: https://doi.org/10.1006/jevp.1997.0046.

DALLIMER, Martin; IRVINE, Katherine N.; SKINNER, Andrew M. J.; DAVIES, Zoe G.; ROUQUETTE, James R.; MALTBY, Lorraine L.; WARREN, Philip H.; ARMSWORTH, Paul R.; GASTON, Kevin J. Biodiversity and the feel-good factor: understanding associations between self-reported human well-being and species richness. BioScience, Oxford, v. 62, n. 1, p. 47-55, 2012. DOI: https://doi.org/10.1525/bio.2012.62.1.9.

FISCHER, Leonie K.; HONOLD, Jasmin; CVEJIC, Rozalija; DELSHAMMAR, Tim; HILBERT, Sven; LAFORTEZZA, Raffaele; NASTRAN, Mojca; NIELSEN, Anders B.; PINTAR, Marina; VAN DER JAGT, Alexander P. N.; KOWARIK, Ingo. Beyond green: broad support for biodiversity in multicultural European cities. Global Environmental Change, Washington, DC, v. 49, p. 35-45, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.gloenvcha.2018.02.001.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FULLER, Richard A.; IRVINE, Katherine N.; DEVINE-WRIGHT, Patrick; WARREN, Philip H.; GASTON, Kevin J. Psychological benefits of green space increase with biodiversity. Biology Letters, London, v. 3, p. 390-394, 2007. DOI: https://royalsocietypublishing.org/doi/full/10.1098/rsbl.2007.0149.

GÄRLING, Tommy; GOLLEDGE, Reginald G. Environmental perception and cognition. In: ZUBE, Erwin H.; MOORE, Gary T. (ed.). Advance in environment, behavior, and design. New York: Wiley, 1987. 2 v., p. 203-236.

GOBSTER, Paul H. Urban park restoration and the “museumification” of nature. Nature and Culture, Cambridge, v. 2, n. 2, p. 95-114, 2007. DOI: https://doi.org/10:3167/nc2007.020201.

HARRIS, David R. An evolutionary continuum of people-plant interaction. In: HARRIS, David R.; HILLMAN, Gordon C. (ed.). Foraging and farming: the evolution of plant exploitation. London: Unwin Hyman, 1988. p. 11-26.

HERSHEY, David R. Plant blindness: we have met the enemy and he is us. Plant Science Bulletin, St. Louis, v. 48, n. 3, p. 78-85, 2002.

INGOLD, Tim. Beyond biology and culture: the meaning of evolution in a relational world. Social Anthropology, New York, v. 12, n. 2, p. 209-221, 2004. DOI: https://doi.org/10.1111/J.1469-8676.2004.Tb00102.X.

ITTELSON, William H. Environmental perception and urban experience. Environment and Behavior, Thousand Oaks, v. 10, n. 2, p. 193-213, 1978. DOI: https://doi.org/10.1177/0013916578102004.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Porto Alegre: Artmed, 2008.

LEFTRIDGE, Alan; JAMES, Robert K. A study of the perceptions of environmental issues of urban and rural high school students. Journal of Environmental Education, London, v. 12, n. 1, p. 3-7, 1980. DOI: https://doi.org/10.1080/00958964.1980.9941910.

LINDERMANN-MATTHIES, Petra. Perception of plant species richness by people with different nationalities – an experimental study. Landscape Research, London, v. 42, n. 5, p. 482-497, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/01426397.2017.1305343.

LINDERMANN-MATTHIES, Petra; JUNGE, Xenia; MATTHIES, Diethart. The influence of plant diversity on people’s perception and aesthetic appreciation of grassland vegetation. Biological Conservation, Washington, DC, v. 143, n. 1, p. 195-202, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/J.Biocon.2009.10.003.

LOPES, Larissa. Astrapeia e outras árvores da USP ganham identidade. Jornal da USP, São Paulo, 13 jul. 2017. Disponível em: https://bit.ly/2oxeSMq. Acesso em: 2 out. 2019.

MANN, Henry B.; WHITNEY, D. Ransom. On a test of whether one of two random variables is stochastically larger than the other. The Annals of Mathematical Statistics, Beachwood, v. 18, n. 1, p. 50-60, 1947.

MCKINNEY, Michael L. Urbanization, biodiversity, and conservation: the impacts of urbanization on native species are poorly studied, but educating a highly urbanized human population about these impacts can greatly improve species conservation in all ecosystems. BioScience, Oxford, v. 52, n. 10, p. 883-890, 2002. DOI: https://doi.org/10.1641/0006-3568(2002)052[0883:UBAC]2.0.CO;2.

MENDONÇA, Fabiana B. Árvores do campus: levantamento florístico das angiospermas arbóreas da Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira. 2004. Dissertação (Mestrado em Botânica) – Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

PALLIWODA, Julia; KOWARIK, Ingo; VON DER LIPPE, Moritz. Human-biodiversity interactions in urban parks: the species level matters. Landscape and Urban Planning, Washington, DC, v. 157, p. 394-406, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.landurbplan.2016.09.003.

PANAGOPOULOS, Thomas; DUQUE, José A. G.; DAN, Maria B. Urban planning with respect to environmental quality and human well-being. Environmental Pollution, Washington DC, v. 208, p. 137-144, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.envpol.2015.07.038.

QUEIROZ, Kevin. Species concepts and species delimitation. Systematic Biology, Oxford, v. 56, n. 6, p. 879-886, 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/10635150701701083.

REIS, Laís N. G.; MARTINS, Marco T.; ROSA, Daniela A. Educação ambiental frente à reforma do ensino médio no Brasil. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Bauru, v. 13, n. 2, p. 78-89, 2017. DOI: https://doi.org/10.17271/1980082713220171554.

ROSSI, Lucia. A flora arbóreo-arbustiva da mata da reserva da Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” (São Paulo, Brasil). Boletim do Instituto de Botânica, São Paulo, n. 9, p. 1-105, 1994.

SAARINEN, Thomas F.; SELL, James L.; HUSBAND, Eliza. Environmental perception: international efforts. Progress in Human Geography, Thousand Oaks, v. 6, n. 4, p. 515-546, 1982. DOI: https://doi.org/10.1177/030913258200600403.

SALATINO, Antonio; BUCKERIDGE, Marcos. “Mas de que te serve saber botânica?” Estudos Avançados, São Paulo, v. 30, n. 87, p. 177-196, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142016.30870011.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Vegetação significativa no município de São Paulo. São Paulo: Secretaria Municipal de Planejamento, 1988. (Série Documentos 8).

SCHUSSLER, Elisabeth E.; OLZAK, Lynn A. It’s not easy being green: student recall of plant and animal images. Journal of Biological Education, London, v. 42, n. 3, p. 112-119, 2008. DOI: https://doi.org/10.1080/00219266.2008.9656123.

SHWARTZ, Assaf; TURBÉ, Anne; SIMON, Laurent; JULLIARD, Romain. Enhancing urban biodiversity and its influence on city-dwellers: an experiment. Biological Conservation, Washington, DC, v. 171, p. 82-90, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.biocon.2014.01.009.

SILVA, Lenir M.; CAVALLET, Valdo J.; ALQUINI, Yedo. O professor, o aluno e o conteúdo no ensino de botânica. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 31, n. 1, p. 67-80, 2006. DOI: https://doi.org/10.5902/19846444.

SPEAKE, Janet; EDMONDSON, Sally E.; NAWAZ, Haq. Everyday encounters with nature: students’ perceptions and use of university campus green spaces. Journal of Studies and Research in Human Geography, Romania, v. 7, n. 1, p. 21-31, 2013.

STERLING, Stephen. Riding the storm: towards a connective cultural consciousness. In: WALS, Arjen E. J. (ed.). Social Learning towards a sustainable world: principles, perspectives, and praxis. Wageningen: Wageningen Academic Publishers, 2009. p. 63-82.

TAKIYA, Harmi. Atlas ambiental do município de São Paulo. Fase I: diagnóstico e bases para a definição de políticas públicas para as áreas verdes no município de São Paulo. São Paulo: Prefeitura do Município de São Paulo: Secretaria Municipal do Meio Ambiente, 2002.

TOWATA, Naomi; URSI, Suzana; SANTOS, Déborah Y.A.C. Análise da percepção de licenciandos sobre o ensino de botânica na educação básica. Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, Niterói, v. 3, p. 1603-1612, 2010.

ULLOA-ULLOA, Carmen; ACEVEDO-RODRÍGUEZ, Pedro; BECK, Stephan; BELGRANO, Manuel J.; BERNAL, Rodrigo; BERRY, Paul E.; BRAKO, Lois; CELIS, Marcela; DAVIDSE, Gerrit; FORZZA, Rafaela C.; GRADSTEIN, Robbert; HOKCHE, Omaira; LEÓN, Blanca; LEÓN-YÁNEZ, Susana; MAGILL, Robert E.; NEILL, David A.; NEE, Michael; RAVEN, Peter H.; STIMMEL, Heather; STRONG, Mark, T.; VILLASEÑOR, José L.; ZARUCCHI, James L.; ZULOAGA, Fernando O.; JØRGENSEN, Peter M. An integrated assessment of the vascular plant species of the Americas. Science, Washington, DC, v. 358, n. 6370, p. 1614-1617, 2017. DOI: https://doi.org/10.1126/science.aao0398.

UNO, Gordon. Botanical literacy: what and how should students learn about plants? American Journal of Botany, New York, v. 96, n. 10, p. 1753-1759, 2009.

URSI, Suzana; BARBOSA, Persia; SANO, Paulo Takeo; BERCHEZ, Flávio Augusto de Souza. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 7-24, 2018.

VIANA, Álefe L.; LOPES, Marcileia C.; NETO, Nelson F. A. L.; KUDO, Stephany A.; GUIMARÃES, David F. S.; MARI, Maikel L. G. Análise da percepção ambiental sobre os parques urbanos da cidade de Manaus, Amazonas. Revista Monografias Ambientais, Santa Maria, v. 13, n. 5, p. 4044-4062, 2014. DOI: https://doi.org/10.5902/22361308115179.

VOIGT, Annette; WURSTER, Daniel. Does diversity matter? The experience of urban nature’s diversity: case study and cultural concept. Ecosystem Services, Washington, DC, v. 12, p. 200-208, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecoser.2014.12.005.

VUL, Edward; NIEUWENSTEIN, Mark; KANWISHER, Nancy. Temporal selection is suppressed, delayed, and diffused during the attentional blink. Psychological Science, Bethesda, v. 19, n. 1, p. 55-61, 2008. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9280.2008.02046.x.

WANDERSEE, James H.; SCHUSSLER, Elisabeth E. Preventing plant blindness. The American Biology Teacher, Oakland, v. 61, n. 2, p. 82-86, 1999. DOI: https://doi.org/10.2307/4450624.

WANDERSEE, James H.; SCHUSSLER, Elisabeth E. Toward a theory of plant blindness. Plant Science Bulletin. St. Louis, v. 47, n. 1, p. 2-9, 2001.

Publicado

2019-10-21

Edição

Seção

Meio Ambiente

Como Citar

Evidências de cegueira botânica em uma área verde brasileira com árvores plaqueadas. (2019). Paisagem E Ambiente, 30(43), e151370. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.paam.2019.151370