Acessibilidade e entorno como diretrizes de espaços livres públicos

Autores

  • José Roberto Merlin Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
  • Flávia Aceituno Carneiro Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i33p205-220

Palavras-chave:

Espaços livres públicos. Potencialidades educadoras. Cidades educadoras. Acessibilidade. Requalificação urbana.

Resumo

A pesquisa objetiva compreender e explorar ideias vinculadas ao “potencial educador dos espaços públicos” com ênfase na acessibilidade e nas relações com o entorno, estudando um espaço na cidade de Sorocaba (SP), membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras – AICE , hoje coordenadora dessa Associação no Brasil. Foram percorridos seus espaços públicos através do programa “Roteiro Educador”, que subdividiu a cidade em cenários que enfatizam quatro temas: cultural, histórico, social e ecológico. Neste processo foi recortado o Parque das Águas, pertencente ao Roteiro Educador Ecológico, buscando compreender suas potenciais qualidades educadoras vinculadas às características espaciais. Balizados por estes parâmetros, buscou-se enfatizar elementos compositivos do espaço público como ferramentas analíticas para investigar eventuais interferências do projeto em padrões do tecido urbano como totalidade, tentando desvelar qualidades educadoras inerentes ao espaço. Entende-se que as proposições de desenho urbano em áreas livres podem interferir como agentes educadores estruturadores da qualidade dos espaços públicos como um todo, aprimorando a esfera de vida pública.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Roberto Merlin, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

    Arquiteto, mestre e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Requalificação Urbana do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (CEATEC PUC/Campinas). Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia. 

  • Flávia Aceituno Carneiro, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Graduando em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista de Iniciação Científica (FAUPUC-Campinas).

Downloads

Publicado

2014-06-25

Edição

Seção

Espaços Livres

Como Citar

Acessibilidade e entorno como diretrizes de espaços livres públicos. (2014). Paisagem E Ambiente, 33, 205-220. https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i33p205-220