Escala de engajamento dos alunos na escola inferido por professores para o Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3318

Palavras-chave:

avaliação psicológica, comportamento na sala de aula, psicologia educacional

Resumo

Avaliar o engajamento escolar é crucial para identificar alunos em risco de evasão e monitorar o progresso acadêmico. O objetivo deste estudo foi construir e obter evidências de validade para uma Escala de Engajamento dos Alunos na Escola Inferido por Professores (EEAE-IP). Participaram do estudo 488 alunos do 2ª ao 5ª ano do Ensino Fundamental de escolas de Minas Gerais. A EEAE-IP apresenta boas propriedades psicométricas, com Análise Fatorial Confirmatória atestando o modelo de quatro fatores (comportamental, cognitivo, afetivo e agente). A evidência da consistência interna da escala foi boa com um Alfa de Crombach de 0,92 e a fidedignidade interobservador sugere que o construto é avaliado da mesma forma por diferentes observadores. A EEAE-IP é de rápida aplicação e utiliza o professor como informante. Sugerimos novos estudos que forneçam dados para a validade em outras populações. Este estudo reforça o papel da EEAE-IP em futuras pesquisas psicoeducacionais.

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Biografia do Autor

  • Lygia Vallo e Campos, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora-MG, Brazil.

  • Francis Ricardo dos Reis Justi, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Universidade Federal de Juiz de Fora

  • Feliciano Henriques Veiga, Universidade de Lisboa. Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação e Instituto de Educação

    UIDEF - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

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Publicado

2024-05-04

Edição

Seção

Psicologia Escolar e Educacional

Como Citar

Campos, L. V. e, Justi, F. R. dos R., & Veiga, F. H. (2024). Escala de engajamento dos alunos na escola inferido por professores para o Ensino Fundamental. Paidéia (Ribeirão Preto), 33, e3318. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3318