Análise de discurso ambiental e científico no recurso didático “Protocolo para avaliação de rios e lagoas” utilizado em projetos de Educação Ambiental em Minas Gerais, Brasil: reflexões a partir do enfoque CTSA.

Autores

  • Guilherme Trópia
  • Flávia Elizabeth de Castro Viana Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Artur Queiroz Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol8.n1.p76-87

Resumo

Neste trabalho, analisamos os discursos referentes à Educação Ambiental (EA) em um recurso didático chamado “Protocolo para avaliação da saúde de rios e lagoas”. Apresentamos o projeto Pampulha Limpa, que utilizou o recurso didático analisado em suas atividades com crianças em fase de escolarização básica. Assumimos uma perspectiva integradora do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTSA) com a EA para analisar os sentidos atribuídos à EA no recurso didático. A partir das discussões do enfoque CTSA, apontamos como as relações da atividade científica com as questões ambientais se constituem e se essa produção científica contempla discussões que associam aspectos entre a ciência e a sociedade. Os resultados apontam discursos referentes à EA exclusivamente associados à atividade científica, afastados das relações e implicações com a sociedade. Apontamos o enfoque CTSA como uma possibilidade de articular a atividade científica com outras áreas do saber, permitindo uma visão mais ampla dos conhecimentos científicos diante das questões ambientais.

Biografia do Autor

  • Flávia Elizabeth de Castro Viana, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Orientadora Acadêmica de Biologia – MEC/CAPES. Sistema Universidade Aberta do 
    Brasil, Polo UAB Muaná (PA). Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida 
    Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Artur Queiroz Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
    Professor da Rede Estadual de Minas Gerais. Licenciado em Ciências Biológicas pela
    Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2013-08-05

Edição

Seção

Artigos