Os reflexos do efeito antrópico sobre o ambiente nas percepções de estudantes das séries finais do ensino fundamental

Autores

  • Mariana de Souza Proença ULBRA. Bolsista CAPES/FAPERGS.
  • Rossano André Dal-Farra Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Luterana do Brasil
  • Eduardo Ubel Oslaj ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol9.n2.p51-66

Resumo

Nas últimas décadas a preocupação com o efeito antrópico e seus reflexos sobre o ambiente tem sido intensificada, gerando inúmeros debates em torno dos conceitos de sustentabilidade ambiental e especialmente em relação ao impacto advindo da urbanização, da indústria, da agricultura e da introdução de espécies exóticas no ambiente. Com esse enfoque, este estudo apresenta os resultados obtidos com 151 alunos de ensino fundamental que participaram de uma prática educativa relacionada com as espécies nativas e exóticas e os possíveis prejuízos à biodiversidade das ações do ser humano analisadas sob a perspectiva da CTSA. Os resultados indicaram que uma parcela elevada dos alunos desconhecia os possíveis impactos da agricultura e de forma mais ampla, da introdução de espécies exóticas no ambiente, demandando uma maior atenção a esse aspecto na Educação Ambiental e no Ensino de Ciências.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Ensino de Ciências.  Ensino Fundamental.  Espécies nativas.  Espécies exóticas.

Biografia do Autor

  • Mariana de Souza Proença, ULBRA. Bolsista CAPES/FAPERGS.
    Bióloga. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática.Bolsista CAPES/FAPERGS.
  • Rossano André Dal-Farra, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Luterana do Brasil
    Licenciado em Ciência-Biologia. Médico Veterinário. Mestre em Zootecnia-Melhoramento Genético Animal. Doutor em Educação
  • Eduardo Ubel Oslaj, ULBRA

    Acadêmico de Agronomia

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Publicado

2015-01-06

Edição

Seção

Artigos