A formação do educador ambiental em debate: uma perspectiva interdisciplinar sobre o perfil deste profissional

Autores

  • Eloisa Beling Loose UFPR
  • Joyde Giacomini Martínez UFPR
  • Lívia Priori Gonçalves UFPR
  • Renata Giacomitti UFPR
  • Valéria Duarte UFPR
  • Maria do Rosário Knechtel UFPR

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol9.n2.p98-113

Resumo

A partir de leituras e discussões sobre os significados da crítica ao profissionalismo, da importância da criatividade no processo educativo e de diferentes abordagens sobre a educação ambiental, este texto busca discutir a necessidade e o público da formação de educadores ambientais. As autoras deste trabalho provêm de campos de conhecimentos diferentes, mas encontram, na interface entre educação e meio ambiente, um ponto comum que lhes motiva a pensar sobre quem pode e deve trabalhar com a educação ambiental, assim como quais os aspectos que devem ser considerados e incorporados nesse processo. Ao final, propõem-se princípios para uma educação ambiental transformadora, que modifique, de fato, a perspectiva dos indivíduos em relação com o meio que os cerca.

Palavras-chave: Formação de educadores. Princípios da educação ambiental. Educação ambiental.

Biografia do Autor

  • Eloisa Beling Loose, UFPR
    Jornalista, mestre em Comunicação e Informação e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista CNPq.
  • Joyde Giacomini Martínez, UFPR
    Bióloga, mestre em Ciências Ambientais e doutoranda do PPGMADE/UFPR. Bolsista CNPq.
  • Lívia Priori Gonçalves, UFPR
    Bióloga formada pela UFPR.
  • Renata Giacomitti, UFPR
    Advogada, mestranda do PPGMADE/UFPR.
  • Valéria Duarte, UFPR
    Jornalista, mestranda do PPGMADE. Bolsista Capes.
  • Maria do Rosário Knechtel, UFPR
    Professora da disciplina de Educação Ambiental ofertada pela linha Epistemologia Ambiental do PPGMADE/UFPR.

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Publicado

2015-01-06

Edição

Seção

Artigos