Concepções de Ambiente de Futuras Professoras Portuguesas: um estudo de caso

Autores

  • Marisa Monteiro Correia Escola Superior de Educação de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol8.n2.p87-96

Resumo

Resumo: Nos últimos anos, a investigação realizada na área da educação ambiental tem apontado as concepções de ambiente de alunos e de professores como um dos maiores obstáculos à consecução dos objetivos da educação ambiental no sistema educativo formal. Este artigo relata um estudo que teve como objetivo analisar as concepções de ambiente de um grupo de 32 estudantes que frequentavam um curso de formação de professores numa instituição de ensino superior portuguesa. A recolha de dados consistiu na resposta a uma questão aberta sobre o que os participantes entendiam por ambiente. Os resultados indicam que maioritariamente as estudantes apresentam concepções que refletem a ideia de ambiente como um objeto e não como a relação entre o mundo natural e os sistemas sociais, como tem sido defendido na literatura.

Palavras-chave: Concepções de professores. Ambiente. Educação Ambiental.

Biografia do Autor

  • Marisa Monteiro Correia, Escola Superior de Educação de Santarém

    Professora na área da Educação Ambiental  e Didática das Ciências em contexto de formação de professores

    Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais

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Publicado

2014-01-29

Edição

Seção

Artigos