Educação Ambiental como disciplina na formação dos biólogos: Um estudo de caso na universidade

Autores

  • Melchior José Tavares Júnior Universidade Federal de Uberlândia
  • Ana Maria de Oliveira Cunha Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol10.n1.p104-118

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a inserção da EducaçãoAmbiental como disciplina, no curso de Ciências Biológicas da UniversidadeFederal de Uberlândia (UFU), ministrada em 2009/1 e 2009/2, para entender seuslimites e possibilidades na formação do biólogo. A pesquisa se propôs ainda analisara influência dos parâmetros traçados em Tbilisi na proposta desenvolvida. Dentrodos parâmetros da pesquisa qualitativa, a opção foi pelo estudo de caso e realizou-se pesquisa bibliográfica, documental e decampo. A análise dos dados subsidiada pelo referencial teórico escolhido indicou que o oferecimento da Educação Ambiental como disciplina, embora não seconstitua em uma situação ideal consiste em um avanço para sua inserção nocurso e que a disciplina atende alguns pressupostos para a Educação Ambientalacenados em Tbilisi, indo além dessas orientações sob influência de outrosaportes teóricos que subsidiam as discussões na área.

Biografia do Autor

  • Melchior José Tavares Júnior, Universidade Federal de Uberlândia
    Biólogo, Doutor em Educação. Professor do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia.
  • Ana Maria de Oliveira Cunha, Universidade Federal de Uberlândia
    Bióloga, doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2015-07-06

Edição

Seção

Artigos