Avaliação de Programas de Educação Ambiental Voltados para Gestão de Resíduos Sólidos em Escolas Municipais de Pinhais/PR

Autores

  • Flavia Scupino Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Tamara Simone van Kaick Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol12.n1.p71-84

Resumo

Este estudo tem por objetivo avaliar programas de Educação Ambiental voltados para gestão de resíduos sólidos em duas escolas municipais de Pinhais/PR. Os programas tratam da Campanha “Acabe com o Desperdício” e do Projeto “Escola 100% Reciclável”, que até então não haviam sido submetidos a qualquer tipo de avaliação para identificação do alcance de suas metas. O estudo de caso foi desenvolvido nas Escolas Municipais Aroldo de Freitas e 31 de Março, junto aos alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. O método quali-quantitativo foi utilizado para aplicação de questionários survey a fim de  avaliar e investigar o conhecimento dos sujeitos da pesquisa a respeito dos programas citados. As respostas dos questionários foram agrupadas em categorias e assim puderam ser traduzidas em dados percentuais. Os resultados apontaram que as ações do Projeto “Escola 100% Reciclável” apresentaram melhores resultados em relação à Campanha “Acabe com o Desperdício”.

Biografia do Autor

  • Flavia Scupino, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
    Bióloga, Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Tamara Simone van Kaick, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR
    Bióloga, Especialista em Microbiologia Aplicada, Mestre em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR. Professora Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Professora no Curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental e do Mestrado profissional de Formação Científica, Educacional e Tecnológica da UTFPR, Curitiba, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-01-30

Edição

Seção

Artigos