Educação Ambiental como Eixo Norteador dos Conteúdos de Ciências

Autores

  • Sandra Maria Wirzbicki Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Eva Teresinha De Oliveira Boff Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Jose Cláudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol10.n2.p22-35

Resumo

Compreende-se que a escola pode e deve contribuir para a promoção de uma maior consciência ambiental por meio de processos de formação pela pesquisa. Entende-se que a pesquisa escolar é constitutiva da produção de conhecimentos que articulam os conteúdos disciplinares com questões de relevância social. Considerando esses argumentos foi desenvolvida uma proposta de organização curricular, envolvendo professores e estudantes do ensino fundamental de uma escola pública, professores de uma universidade e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ijuí, em um processo de pesquisa na ação. O objetivo foi propiciar debates que promovam maior consciência ambiental e a partir da problematização das ideias dos estudantes, produzir sentidos e significados mais complexos aos conteúdos disciplinares. O processo de pesquisa na ação possibilitou a articulação dos conteúdos escolares com os problemas reais da comunidade, promoção de mudanças de atitudes e a ampliação das compreensões sobre questões socioambientais.

Biografia do Autor

  • Sandra Maria Wirzbicki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    Cursa Doutorado em Educação nas Ciências no Programa de Pós -Graduação Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/Porto Alegre). Possui Mestrado em Educação nas Ciências (2010) e graduação em Ciências - Licenciatura Plena Habilitação Biologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professora da Educação Infantil da rede pública municipal de Ijuí/RS.
  • Eva Teresinha De Oliveira Boff, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
    Possui graduação em Ciências Licenciatura de 1º Grau (1977) e Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação em Química (1980), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul . É mestre em Ciências Biológicas - Bioquímica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), e doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde- UFRGS(2011). É professora, adjunto 4, alocada no Departamento de Ciências da Vida da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e vinculada ao Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (Gipec-Unijui). É professora colaboradora temporária do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS e vinculada ao Grupo de pesquisa: Área de Educação Química, coordenado pelo professor Dr. José Cláudio Del Pino UFRGS. Professora vinculado ao PPG- Educação em Ciências-Unijuí.
  • Jose Cláudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. UFR� Po�FY Pzinculado ao PPG- Educação em Ciências-Unijuí.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Artigos