A Prática de Educação Ambiental no Âmbito do Ensino Formal: Estudos Publicados em Revistas Acadêmicas Brasileiras

Autores

  • Patrícia de Lourdes Viegas Universidade Federal de São Carlos
  • Zysman Neiman Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol10.n2.p45-62

Resumo

Através de uma pesquisa descritiva-explicativa, com procedimentos bibliográfico, este estudo objetivou analisar práticas de EA desenvolvidas junto ao ensino formal, publicadas entre 2007 a 2012 em revistas acadêmicas. Utilizou-se o Método Análise de Conteúdo e a Estatística Descritiva para análises qualitativas e quantitativas, respectivamente. As práticas apresentam o seguinte perfil: envolvimento de estudantes (baixíssima abrangência), de nível fundamental, desenvolvidas, por longo prazo, no espaço escolar através de pesquisadores e apoiadores. Aplicadas em instituições públicas do sudeste do País. Trabalham temas diversos, disciplinas não definidas, predominância da interdisciplinaridade, transversalidade e enfoque conteúdo-crítica-ação, e busca por significados de Meio Ambiente utilizando técnicas diversas. Baseiam-se em projetos, e estratégias, técnicas e avaliação diversas. Este estudo configurou-se como pressuposto para avaliar o desenvolvimento da EA no contexto científico, além de ser parâmetro norteador a estudiosos que utilizam este meio para divulgar estudos, aos que utilizam como referenciais e aos que avaliam submissão de artigos.

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Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Artigos