O discurso sobre sustentabilidade e os desafios ambientais na Revista Nova Escola: notas para reflexão

Autores

  • iara vieira guimarães Universidade Federal de Uberlândia
  • Lucélia Bárbara Moraes Hortêncio Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol10.n2.p63-77

Resumo

O texto analisa um artefato cultural criado para promover a informação e a formação de professores da educação básica. Busca-se compreender o modo como a Revista Nova Escola (RNE), publicada pela Editora Abril, apresenta aos educadores diferentes tipos de textos e sentidos sobre a questão da Educação Ambiental no ano de 2012. De maneira mais específica a problemática que orientou a discussão empreendida no presente texto pode ser expressa segundo os seguintes questionamentos: como as questões ambientais são apresentadas na Revista Nova Escola? Que discursos a revista defende sobre meio ambiente? A pesquisa empreendida caracterizou-se como qualitativa com procedimentos próprios da análise documental. Observou-se que o discurso sobre meio ambiente, construído por Nova Escola, está profundamente conectado ao discurso empresarial e à defesa do desenvolvimento sustentável. A publicação divulga como verdadeira a ideia de que o meio ambiente saudável e equilibrado pode coexistir com o modo de produção capitalista. O discurso da sustentabilidade é veementemente defendido pela revista como única alternativa para a resolução dos desafios ambientais. Não há evidências no corpus analisado sobre questionamentos em relação a tal ideia, tampouco a apresentação de toda uma discussão feita atualmente em torno dos limites e problemas do chamado desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

  • iara vieira guimarães, Universidade Federal de Uberlândia

    Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Grupo de Pesquisa: Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História e Geografia.  E-mail: iaraguimaraes@faced.ufu.br

  • Lucélia Bárbara Moraes Hortêncio, Universidade Federal de Uberlândia

    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora da Rede Municipal de Uberlândia-MG. Grupo de Pesquisa: Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História e Geografia.  E-mail: barbarahortencio@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Artigos