Cartografias e Currículos-Mapas: Ecologia em Espaços Educativos Não Escolarizados

Autores

  • Angelica Vier Munhoz Centro Universitário Univates
  • Jane Mazzarino Centro Universitário Univates

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol10.n2.p109-123

Resumo

Quando se pensa em romper com um tipo de pedagogia uniformizante para provocar novas formas de aprender e ensinar, também se torna necessário pensar em uma arquitetura curricular diferenciada, já que o modelo da escola regular formal demonstra não dar mais conta das demandas das novas gerações. Este artigo propõe pensar em espaços educativos não escolarizados, cujos currículos mais abertos e não disciplinares configuram-se em currículos-mapas e aponta a cartografia como instrumento de investigação, de descobertas e aprendizagens culturais, capaz de produzir modificações na prática pedagógica docente. Por fim, analisa-se a experiência realizada na disciplina Prática Investigativa III, do curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIVATES/RS/BRA, cujo objetivo era criar uma prática educativa não escolarizada, a partir da cartografia dos movimentos de produção de um currículo-mapa, tendo como princípio curricular filosófico a relação com o meio-ambiente.

Biografia do Autor

  • Angelica Vier Munhoz, Centro Universitário Univates
    Graduação em Pedagogia pela PUCRS; especialização em Psicopedagogia Institucional pela UNISC; mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009 - Capes 6), com bolsa sanduiche Capes na Université Paris VIII (Vincennes Saint Denis), Departements de Arts, Philosophie et Esthétique. É professora titular do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas e do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Ensino de Ciências Exatas e Mestrado em Ensino - Centro Universitário UNIVATES.
  • Jane Mazzarino, Centro Universitário Univates

    Graduação em jornalismo; Doutora e mestre em Ciências da Comunicação; Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práticas Ambientais, Comunicação, Educação e Cidadania (CNPq) Coordenadora do Projeto de Extensão Comunicação para Educação Ambiental; Docente do Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento e do Centro de Ciências Humanas e Sociais - Cursos de Comunicação Social Centro Universitário Univates, Lajeado, RS

Downloads

Publicado

2015-12-18

Edição

Seção

Artigos