Pesquisa em educação: desafios contemporâneos

Autores

  • Marli Eliza Dalmazo Afonso de André Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v1i1p43-57

Palavras-chave:

pesquisa em educação, qualidade da pesquisa, condições de produção do conhecimento

Resumo

O texto objetiva discutir questões epistemológicas e metodológicas relacionadas à pesquisa em educação. Descreve brevemente a trajetória da pesquisa educacional no Brasil e aponta o grande crescimento de trabalhos nos últimos 20 anos, acompanhado de muitas mudanças nos temas, enfoques, metodologias e contextos das pesquisas. Destaca questões referentes à natureza dos conhecimentos produzidos, aos critérios utilizados para julgar a pesquisa e aos pressupostos dos métodos quantitativos e qualitativos. Conclui mostrando as precárias condições de produção do trabalho científico tanto para os discentes quanto para os docentes e enumera alguns desafios a serem enfrentados.

Downloads

Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

nd1576928940