Educação ambiental crítica: pesquisa-ação, participação, silêncios e "silenciamentos"

Autores

  • Eda Terezinha de Oliveira Tassara Universidade de São Paulo
  • Omar Ardans Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v1i1p59-71

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Teoria Crítica, Pesquisa-ação, Participação, Silêncios, Silenciamentos"

Resumo

O artigo visa refletir sobre as implicações metodológicas de pesquisas comprometidas com a abordagem crítica da Educação Ambiental, inscrevendo-as no quadro do paradigma científico da Teoria Crítica. Com base nesse enquadramento, aborda questões relativas à promoção da participação popular em investigações comprometidas com a pesquisa-ação, bem como à compreensão de silêncios e "silenciamentos" nelas manifestos, enfocando-os, à luz da natureza de suas produções, em categorias psicológicas, psicossociais, epistêmicas e políticas.

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Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

nd104182910