Pesquisa multirreferencial em educação ambiental: bases sócio-culturais-político-epistemológicas

Autores

  • Teresinha Fróes Burnham Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v1i1p73-92

Palavras-chave:

educação ambiental, (in)formação do cidadão, perspectivas político-epistemológicas, abordagens metodológicas, multirreferencialidade

Resumo

Este artigo apresenta diferentes bases socioculturais e politico-epistemológicas para a pesquisa na área de Educação Ambiental e enfatiza sua importância para a (in)formação do cidadão na sociedade contemporânea. Delineia um esquema de referência por meio do qual se pode construir um complexo quadro da cidadania - vista em termos de estados fluídos e temporários - nesta sociedade. O papel do conhecimento / não conhecimento, a importante e crescente arena das relações sociais / culturais na transformação das estruturas e seus efeitos na (in)formação do cidadão são enfocados. A pluralidade da educação ambiental como alternativa viável para a superação da acelerada fragmentação do conhecimento e o crescimento de espaços sociais / de aprendizagem na sociedade são apontados. Alguns modos de organização do conhecimento por intermédio de várias abordagens disciplinares (multi-pluri- inter-) são discutidas. Suas limitações levam a autora a argüir pela multirreferencialidade como uma outra perspectiva para a compreensão e a pesquisa da / na área de educação ambiental, que busca articular ao conhecimento científico-acadêmico diferentes modos de organizar o conhecimento existentes no contexto sociocultural (religioso, mítico, artístico...).

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Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

nd1161950863