Fundamentos teóricos e metodológicos de pesquisas sobre ambientalização da escola

Autores

  • Maria Inés Copello Universidad de la República

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v1i1p93-110

Palavras-chave:

ambientalização da escola, capacitação para a ação, Comunidade de Aprendizagem

Resumo

Este artigo trabalha o assunto ambientalização da escola e se propõe a discutir fundamentos teóricos e metodológicos das pesquisas de Educação Ambiental que se centralizam nele. Essa concepção é considerada pelo grupo do PPGEA (Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, da FURG) uma das relevantes problemáticas da Educação Ambiental vinculada ao ensino formal. Conseqüentemente, o PPGEA vem realizando esforços em pesquisas vinculadas a ela. É nesse sentido que o trabalho dedica a maior parte de sua extensão a discutir o que se entende por ambientalização da escola. Por sua vez, ainda que a extensão do artigo não permita aprofundar os aspectos metodológicos, debate-se sobre a necessária relação e coerência entre a problemática e a metodologia dessas pesquisas. O texto inicia-se argumentando sobre como se entende Educação Ambiental com o objetivo de desenhar um marco conceitual no qual se possa discorrer sobre a ambientalização da escola. Admite-se que unir o desenvolvimento de atitudes de resistência e responsabilidade com a valorização da solidariedade e respeito aos diferentes expressa um caminho da Educação Ambiental associada à capacitação para a ação no viés da procura de uma sociedade justa, solidária e fraterna. Em seguida - após afirmar e justificar que a Educação Ambiental não é exclusiva nem prioritariamente "propriedade" do ensino formal, mas compartilhada pelos âmbitos formal, não formal e informal -, inicia-se a explicitação do que se entende por "ambientalização da escola". A argumentação conduz à idéia de que essa ambientalização compromete a escola na sua organização e funcionamento, bem como cada um de seus membros individualmente. Afeta o currículo explícito e também o currículo oculto. Fundamenta-se no pensamento divergente, na criatividade, na procura de novas formas de trabalho coletivo que superem rotinas acríticas, que capacitem para a ação comprometida com uma comunidade para a qual a escola se abre, da qual se sente parte integrante e com a qual se compromete. O trabalho introduz o conceito de Comunidade de Aprendizagem como estratégia que pretende formar uma escola ambientalizada.

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Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

nd1786281654