perfil inicial, pesquisador em educação ambiental, formação e atuação
Resumo
Com base na caracterização do perfil inicial do pesquisador em educação ambiental, em termos de sua formação e atuação no campo profissional e científico, buscou-se reconhecer elementos que pudessem servir de referenciais para o estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em educação ambiental (EA). Foram considerados, como sujeitos desta pesquisa, todos os participantes e demais envolvidos no I Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (I EPEA), evento caracterizado por sua especificidade na discussão da temática ambiental sob o foco da pesquisa em EA. Os dados necessários para a caracterização desse perfil foram obtidos por meio de fichas de inscrição preenchidas pelos participantes do evento e por meio dos currículos, disponíveis na plataforma Lattes do CNPq, de todos os sujeitos envolvidos no I EPEA, buscando reconhecer correspondências com os temas identificados nos trabalhos apresentados no evento. A análise dos dados obtidos na pesquisa foi realizada assumindo ambas as abordagens metodológicas, quantitativa e qualitativa, tendo como referenciais estudos sobre o perfil do educador ambiental. Como resultado dessa análise, foram identificados perfis variados de pesquisador em EA, resultantes de trajetórias não lineares, destacando-se a multiplicidade e a diversidade de sujeitos e contextos de formação e atuação. A partir da aplicação das categorias bourdieunianas, pôde ser reconhecido um campo de pesquisa em EA em formação, resultante da confluência de diferentes campos: o ambiental, o educacional e o científico. Outros contornos a respeito desse campo em formação foram também discutidos, apontando perspectivas para futuros estudos.