Concepções de educação e educação ambiental nos trabalhos do I EPEA

Autores

  • Rosa Maria Feiteiro Cavalari UNESP; Instituto de Biociências; Departamento de Educação
  • Luiz Carlos Santana UNESP; Instituto de Biociências; Departamento de Educação
  • Luiz Marcelo de Carvalho1 UNESP; Instituto de Biociências; Departamento de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v1i1p141-173

Palavras-chave:

propósitos da educação, educação ambiental, trabalhos de pesquisa

Resumo

A necessidade de questionar o "conceito essencial da educação" e de assumir uma postura crítica em face das "concepções usualmente presentes a respeito dos fins da educação" motivou o desenvolvimento desta investigação. Nossa intenção é contribuir para uma reflexão sobre os fundamentos da razão e das práticas educativas de maneira geral e da educação ambiental em especial. Assim, entendemos como significativo investigar as concepções de educação e educação ambiental presentes nos trabalhos de pesquisa e nos ensaios críticos apresentados no I Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (julho/2001). As questões que orientaram esta investigação podem ser assim sistematizadas: que concepções de educação e educação ambiental podem ser identificadas nos trabalhos apresentados no I EPEA? Que elementos ou indícios podem ser evidenciados nos textos que permitem a identificação de tais concepções? Tanto a coleta de dados como a análise destes foram realizadas a partir dos pressupostos da "análise de conteúdo", privilegiando o desenvolvimento de análises temáticas. A dimensão política do processo educativo, consubstanciada a partir das perspectivas de transformação social e da construção do ideal de cidadania, destaca-se nos textos analisados. A concretização de tal perspectiva, segundo os textos, deve considerar nas justificativas, objetivos, diretrizes e/ou princípios o processo de participação, a interdisciplinaridade, o desenvolvimento de valores, as relações local-global-local, o potencial de conflitos socioambientais, entre outros. Considerando o risco da presença de concepções nos textos de pesquisas em educação ambiental que se aproximam de uma perspectiva "tradicional" ou "tecnicista", associadas, às vezes, a um processo de instrumentalização da educação ambiental, assumindo, assim, uma perspectiva pragmática, entendemos ser necessário a busca da perspectiva humanizadora da educação.

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Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

nd1153013721