Pesquisa em Educação Ambiental: um panorama de suas tendências metodológicas

Autores

  • Denise de Freitas Universidade Federal de São Carlos
  • Haydée Torres de Oliveira Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v1i1p175-191

Palavras-chave:

educação ambiental, metodologias de pesquisa, rigor acadêmico, relevância social

Resumo

A problematização de alguns aspectos inerentes a um campo em construção como o da pesquisa em Educação Ambiental é uma tarefa a que nos propusemos ao analisar os relatos de pesquisa selecionados para apresentação no I Encontro de Pesquisa em EA (2001), no tocante às suas perspectivas metodológicas. Aspectos como preocupação com a relevância social, adoção de diversos espaços sociais como espaços formativos, valorização das alternativas pedagógicas que contribuem para a construção de redes de saberes, entre outros, foram interpretados como avanços na construção de uma perspectiva engajada de pesquisa. Ao mesmo tempo, é notória a falta de consenso e de formação crítica para o empreendimento de processos investigativos que respondam aos critérios de rigor acadêmicos, ainda bastante fluidos para o campo em questão.

Downloads

Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

nd8369149